WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Comissão pede apoio de vereadores para combater o abuso e exploração sexual
 
Comissão apresentou cronograma de atividades para vereadores


>>09/10/2007

 

Os vereadores de Três Lagoas apresentarão uma indicação coletiva solicitando a implantação de uma delegacia especializada de proteção a criança e ao adolescente no Município, na sessão desta terça-feira (9). A reivindicação atende a um pedido dos representantes da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que reuniram-se nesta terça-feira (9), com os vereadores Aguirre, Antônio Rialino, Cláudio César, Gil, Gilmar, Guerreiro, Jorginho e Tonhão, na sala da presidência do Legislativo Municipal.

Durante a reunião, o grupo apresentou o cronograma de atividades que membros do Conselho Tutelar, do Consex, do Programa Sentinela, da PRF, da PM e da Promotoria da Infância e da Juventude vem desenvolvendo no município. Trata-se, sobretudo, de abordagens a estabelecimentos comerciais, postos de gasolinas, festas e pontos de prostituição, para inibir o consumo de bebidas alcoólicas e a exploração e abuso sexual.

De acordo com a presidente da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Vilma Portela, de segunda a segunda são feitas fiscalizações em diversos pontos da cidade, tendo como ponto base o “mapeamento do abuso e da exploração sexual”, feito pela Polícia Federal. Além disso, todas as atribuições pertinentes ao Conselho e parceiros estão definidas no Protocolo de Intenções, entregue ao presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Antônio Rialino Medeiros de Araújo e assinado pela prefeita Simone Tebet e por membros do Ministério Público, da Promotoria da Infância e da Juventude.

Outra ação planejada pela Comissão é a realização de capacitações para a comunidade, como o curso de capacitação de saúde e educação na adolescência: Vulnerabilidade e prevenção de uso indevido de drogas, abuso, sexual, Aids, gravidez e paternidade, previsto para ocorrer nos dias 22 e 29 de outubro e 12 a 19 de novembro, na unidade I, da UFMS.

Apesar da mobilização em torno da questão - o que inclui o levantamento de dados, dos “pontos de riscos” - os membros da Comissão, bem como, dos órgãos que combatem a exploração e abuso sexual, afirmam que encontram dificuldades para colocar inúmeras atividades em prática. “Contamos apenas com uma Kombi para realizar as autuações, isto quando não temos que solicitar viaturas da PRF. O ideal era que tivéssemos duas equipes acompanhando eventos, visitando estabelecimentos comerciais. No último fim de semana, por exemplo, ocorreram 10 festas na cidade, mas pudemos acompanhar apenas três”, afirmou a presidente da Comissão.

Como forma de tentar resolver a questão, o vereador Gilmar destacou que existem muitos carros apreendidos na cidade, muitos em bom uso, que poderiam ser usados pelas equipes da Comissão, do Conselho Tutelar e que a única preocupação seria mobilizar parceiros para custear o combustível.

Outra questão que causa preocupação no grupo é a grande quantidade de trabalhadores (centenas) que vem circulando pela cidade, fato que deverá contribuir e muito para o aumento da prostituição na cidade, além de outros problemas sociais.

Neste sentido, o vereador Aguirre sugeriu que seja feita uma reunião entre representantes da Câmara, da Prefeitura e os donos das empresas que contratam os trabalhadores para que se definam ações para minimizar os problemas sociais no Município. Aguirre também disse que o assunto merecerá destaque nos discursos dos vereadores. 

O vereador Cláudio César lembrou que muitas famílias hoje têm receio de freqüentar lanchonetes na cidade, porque é muito comum encontrar jovens consumindo bebida de maneira exagerada e que são poucos os donos de bares e lanchonetes que têm a consciência de não vender bebida para menores. “Os três-lagoenses ficam receosos de ir aos estabelecimentos porque a mulecada faz rodadas e rodadas de bebidas alcoólicas”, destacou o vereador.

O presidente da Câmara por sua vez, finalizou o encontro afirmando que a Câmara está a disposição dos membros da Comissão. “Podem contar sempre conosco e nos comprometemos a articular politicamente a implantação da Delegacia de Proteção a Criança e a Adolescente na cidade”, frisou Rialino.



 
29/04/2025 23:20
29/04/2025 11:00
28/04/2025 11:20
23/04/2025 11:15
22/04/2025 11:08