O educador e sindicalista Elson Lote Rigo - falecido no último dia 3 de outubro – recebeu uma homenagem póstuma ontem, durante a sessão da Câmara Municipal de Três Lagoas. Elson sempre foi respeitado por sua garra e envolvimento com as causas sindicais, ressalta o vereador Valdomiro Aguirre (PSDB), autor da Moção de Pesar que resultou na homenagem.
“Lamento a perda deste homem de ideais, envolvido com a causa sindical, que sempre primou pela qualidade na educação, mas seu ideal, sua força se perpetuarão no coração de todos”, lembrou Aguirre.
Na oportunidade a responsável pelo Departamento de Assessoria de Imprensa do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores na Educação), Cidolina de Fátima da Silva - entidade na qual Elson foi presidente por muitos anos - leu um texto que relatava um pouco do perfil do homenageado. O objetivo era destacar as peculiaridades do profissional, esposo e pai Elson.
“Sua vocação era ensinar, mas também pulsava nas veias o espírito guerreiro de lutar por uma categoria mais valorizada e digna do seu papel na sociedade. Elson tinha o dom de liderar e mobilizar a classe. Seus 62 anos foram bem vividos e produtivos”, foi um dos trechos lidos pela assessora de imprensa.
Ela finalizou destacando a frase proferida pelo homenageado por várias vezes: “É bom ensinar quando se faz o que se diz”.
Além do Sindate, a trajetória sindical do professor Elson incluiu também o cargo de diretor da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).