Vereadores de Três Lagoas receberam, na tarde desta terça-feira (16), a visita do presidente da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS), Ilson Martins Leite. A entidade representa os 721 vereadores do Estado e a diretoria está percorrendo os municípios para prestigiar os legisladores e buscar apoio financeiro para término da obra de sede da União, localizada em Campo Grande.
Leite, que é vereador de Jardim (PDT), foi recebido pelo presidente da Câmara, Antônio Rialino (PMDB) e pelos vereadores Tonhão (PPS) e Gil (PPS), que é primeiro-secretário da entidade.
Segundo ele, foi uma grata surpresa constatar o crescimento pelo qual passa Três Lagoas. “Fazia oito anos que eu não visitava a cidade e levei um susto porque o desenvolvimento que vemos pela televisão de fato aconteceu porque a cidade tem uma Câmara Municipal competente e uma administração municipal competente”, avaliou.
Leite ainda explicou o trabalho da UCVMS, frisando que a entidade é um apoio para todos os vereadores que saem do interior e vão à capital para pleitear recursos para seus municípios.
Atualmente, a União oferece 22 vagas em alojamentos e, após a conclusão da sede própria, vai ampliar para 66 lugares. Os vereadores, principalmente das cidades menores, também recebem assessoria, computadores, telefone e até um carro para deslocamentos na capital.
A UCVMS ainda promove cursos de capacitação, seminários e palestras para os vereadores, por meio da Interlegis e da Escola do Legislativo, da Assembléia Legislativa de MS. “Hoje, a população cobra muito dos legisladores e nós proporcionamos uma assessoria de forma pedagógica, visando melhorar ainda mais o trabalho dos vereadores do Estado”, afirma.
Junto com o vereador Gil, Leite ainda planejava uma visita à prefeita Simone Tebet, onde pleitearia auxílio financeiro para a obra da sede. Segundo o presidente, ainda faltam R$ 300 mil para deixar o local em condições de funcionamento. “Já contamos com apoio de diversos prefeitos, incluindo o de Campo Grande que doou um terreno avaliado em R$ 300 mil, próximo ao Parque dos Poderes”, afirmou.