O presidente da Câmara, vereador Antônio Rialino (PMDB) e o vereador Cláudio César (PMDB) participaram da solenidade de encerramento do curso nacional de Promotor de Polícia Comunitária realizado nesta sexta-feira (19) a tarde, no plenário da Casa de Leis, local onde ocorreu a capacitação durante toda semana. O curso reuniu policiais militares, bombeiros, policiais rodoviários federais e também sete representantes da comunidade, como o vereador Cláudio César, totalizando 56 alunos.
Durante a solenidade foram entregues os certificados referentes as 44h/aula de curso. A capacitação que teve início no dia 15 de outubro inclui disciplinas como relações interpessoais, direitos humanos, mediação de conflitos, polícia comunitária e sociedade, entre outras. Na manhã desta sexta-feira (19), todos foram até o bairro Ipacaraí, para colocar em prática um pouco do conhecimento divulgado no curso.
“Foi uma forma dos alunos terem o primeiro contato com a comunidade. Nós visitamos algumas residências, ouvimos algumas reivindicações da comunidade, pois o policial comunitário atua juntamente com os moradores, com os presidentes de bairros”, explicou o supervisor do curso, capitão PM Paulo Ribeiro dos Santos.
O orador da turma, José Bento de Arruda, ressaltou em seu discurso a importância da capacitação e que é preciso que órgãos públicos e comunidade atuem juntos para garantir de fato a segurança pública. “É a hora de sermos comunidade. É a hora sermos policiamento comunitário”, resumiu Bento, que fez na verdade uma convocação a todos os presentes para abraçar a causa.
O vereador Cláudio César acrescenta que a troca de informações foi apenas uma das importantes lições deixadas pelo curso. “Trata-se de uma integração, interação entre as polícias com a comunidade e é preciso lembrar que o policial é antes de tudo um cidadão”, frisou Cláudio César.
O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Edson Machado de Souza, agradeceu o presidente da Câmara pela parceria, pela cessão do espaço para a realização do curso e também destacou a importância da união de forças para se combater a violência no município. “Esta é mais uma realização do comando do 2º batalhão, pois são várias as ações que estamos desenvolvendo e com certeza uma que vai fazer uma grande diferença, sobretudo, na vida daqueles que participaram deste curso”, enfatizou o comandante.
O curso de Promotor de Polícia Comunitária tem como objetivo preparar pessoas que realizar um trabalho em parceria entre as autoridades constituídas e a comunidade.
Segundo o tenente-coronel Carlos de Santana Carneiro, coordenador estadual do programa, que ocorre em todo o Brasil, será capacitados mil agentes comunitários em Mato Grosso do Sul, em 20 turmas. Os cursos já foram realizados em Campo Grande, Coxim, Aquidauana e Corumbá.