WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Divulgador de Três Lagoas, Dr Jairo é cidadão benemérito
 
Tonhão e Jairo


>>06/11/2007

Um dos maiores criadores de cavalos árabes do país que tem ajudado a elevar o nome de Três Lagoas no circuito internacional de criadores da raça, com animais premiados nos principais concursos do mundo, Jairo Queiroz Jorge foi homenageado com o título de cidadão benemérito pela Câmara Municipal de Três Lagoas, nesta segunda-feira (5), em sessão solene marcada pela emoção e pela presença de seus amigos e familiares.
A outorga do título foi proposta pelo vereador Tonhão (PPS), com o objetivo de homenagear o médico, que é conhecido como Dr Jairo, destacando também sua importância para o município como renomado cardiologista e um dos incentivadores da vinda de profissionais especialistas para Três Lagoas.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Antônio Rialino (PMDB), que destacou a importância de alguém lutar para enaltecer a cidade onde vive com humildade e trabalho sério. A mesa ainda foi composta pelo secretário municipal de Saúde, Jorge Martinho, representando a prefeita Simone Tebet, pelo juiz Paulo César de Figueiredo, pelo vereador Tonhão e pelo homenageado.
Os vereadores Jorginho do Gás (PSDB), Gil (PPS), Guerra (PMDB), Ângelo Guerreiro (PDT) e Gilmar Garcia (PT) prestigiaram a solenidade e ressaltaram a importância do médico, principalmente como criador e selecionador da raça de cavalos árabes e como um pecuarista conhecido por todos, preocupado com as pessoas que o cercam.
Em seu pronunciamento, o vereador Tonhão disse estar contente, pois a homenagem ao Dr. Jairo conseguiu reunir pessoas importantes para sua história pessoal e para o desenvolvimento da cidade. Quando ao homenageado, o vereador lembrou que seu sucesso como selecionador de equinos tem proporcionado a divulgação do nome de Três Lagoas.
“Graças a uma pessoa da envergadura do Dr Jairo, criadores do mundo inteiro vêm a Três Lagoas e ficam sabendo que esta cidade existe. Isso eleva o nome e muito nos orgulha. Esta é a maior homenagem que uma pessoa nascida no município pode receber. Este momento é uma homenagem para mim também”, afirmou Tonhão.
Homenageado
Ao discursar, após receber seu título, o Dr Jairo agradeceu aos seus amigos e parentes presentes, afirmando que eles são de suma importância para sua vida. Também relatou a vinda de sua família da Síria para a cidade. “Meu pai chegou aqui em 1929, sendo que a cidade tinha sido emancipada em 1915. Meu pai montou a segunda loja comercial da cidade. Numa época em que as condições de vida eram precárias e nem havia luz, fincou aqui sua raízes. Crescemos juntos com Três Lagoas”.
Nascido em Três Lagoas, o rapaz Jorge foi estudar em São Paulo. Formou-se em medicina pela Unesp e fez especialização em cardiologia no Hospital das Clínicas, instituição na qual também atuou na área acadêmica. Foi um dos fundadores da Unidade de Terapia Intensiva do hospital Albert Einstein e retornou à cidade natal em 1973, após um acidente aéreo que vitimou seu pai, irmão e primo. Na ocasião, assumiu os negócios da família, associado à atuação na área médica. Casado com dona Stella, Dr. Jairo é pai de quatro filhos: Iran, Gustavo, Daniele e José Paulo.
“A vida do Dr. Jairo sempre foi um exemplo, sobretudo, pela grandeza de suas brilhantes realizações, por isso que com orgulho e satisfação outorgamos este título de cidadão benemérito”, enfatizou Tonhão.

Violeiros
Apaixonado e incentivador da música sertaneja de raízes, o homenageado foi surpreendido com apresentações da Orquestra de Violeiros, que executou as músicas preferidas do Dr Jairo.
A orquestra ainda recebeu uma moção honrosa, das mãos do vereador Guerra, durante a sessão, devido à sua importância para preservação e divulgação da cultura local.

Título
A outorga do título de cidadão benemérito é uma honraria concedida através de um projeto apresentado por um vereador e aprovado pela maioria.
As pessoas indicadas devem ter comprovado destaque em atividades que causem projeção ou impactos sociais e comunitários positivos, seja em nível nacional, estadual ou municipal.
A lei que regulamenta a concessão dos títulos é a Resolução nº 004, de 18 de outubro de 2005, criada como um aditamento ao Regimento Interno da Câmara.

 

 



 
 
16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00