WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara garante doação de viatura para TL
 
Reunião


>>04/12/2007

Três Lagoas contará com nova viatura para reforçar os trabalhos da Polícia Militar a partir do próximo ano. O veículo será doado pela empresa IFC Indústria e Comércio de Condutores Elétricos Ltda (Cobrecom). A decisão foi anunciada em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (4), pelos vereadores de Três Lagoas e pelos representantes da empresa.

Os empresários compareceram à Câmara para apresentar projeto de instalação da fábrica de cabos e condutores elétricos, na manhã de terça, e questionados pelos vereadores sobre benefícios e projetos de responsabilidade social que poderiam implantar no município informaram que tinham interesse em auxiliar na área em que houvesse maior demanda.

Segurança pública
Após discussões e análise da conjuntura, vereadores e empresários chegaram ao consenso de que uma nova viatura era o benefício indicado, já que a cidade necessita de mais veículos para a atuação da polícia e segurança é um dos setores de maior preocupação tanto das autoridades quanto da população.

A reunião foi composta pelos vereadores Cláudio César (PMDB), Vera Helena (PMDB), Jorginho do Gás (PSDB), Valdomiro Aguirre (PSDB), Gil (PPS), Gilmar (PT) e Rialino (PMDB), pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, pelo assessor da prefeitura, Cléber Pacheco, e pelos representantes da indústria, Rafael Verrone Ruas, Paulo Egydio Bonanni e Ricardo Luis de Campos Mendes.

Segundo o diretor Rafael Verrone Ruas, a empresa tem interesse em investir em segurança, justamente porque atua em uma área bastante visada por furtos, o de cabos de cobre. “Quanto mais segura for a cidade, melhor para todos”, disse.

Os vereadores procuraram esclarecer que a doação não é uma troca, mas uma forma que a empresa encontrou para auxiliar nas questões públicas e de privilegiar o trabalho do Legislativo.

Durante a coletiva, foi informado que o veículo deverá ser um Corsa, que deverá ser equipado pela Secretaria de Segurança Pública, conforme as necessidades e padrão técnico adotados no Estado.

"Esta é uma conquista de toda a população e da Câmara Municipal", afirmou o presidente do Legislativo, Antônio Rialino.

Os empresários afirmaram que, em Sorocaba, a empresa mantinha convênio de parceria, pelo qual doavam combustível para a PM. “Viemos para somar com Três Lagoas”, garantiu Ruas.

A empresa
A IFC, fabricante da marca Cobrecom, atua no mercado há 20 anos, com fábrica em Itu (SP), onde mantém 120 trabalhadores internos e 60 externos. A cessão de terreno de 14 mil metros quadrados para instalação da filial de Três Lagoas será votada pelos vereadores nesta terça-feira (4).

A empresa pretende implantar uma planta industrial com 3,6 mil metros quadrados de galpões para a produção e cerca de outros 3 mil metros quadrados de área administrativa e depósitos. Ao todo, serão investidos quase R$ 25 milhões.

Segundo os executivos, serão criados 30 empregos na primeira fase, chegando a 80 na última fase de implantação. “Nosso objetivo é capacitar a mão de obra, para que seja quase que integralmente da cidade”, afirmou Ruas.

A expectativa é de que as obras se iniciem tão logo seja aprovada a cessão da área, assim como o licenciamento ambiental, com projeção de início da terraplanagem em janeiro de 2008 e que, até agosto de 2008, haja operação na produção de cabos elétricos.

Os empresários informaram que há necessidade de iniciar as obras rapidamente, pois o equipamento básico para a planta de Três Lagoas já foi encomendado da fábrica na Finlândia. A idéia é que ele seja instalado diretamente no município, assim que chegar da Europa.

Meio ambiente
A empresa atua com sistema de calor por indução o que, de acordo com o secretário de Meio Ambiente e os empresários, não afeta o meio ambiente.

Eles explicaram que o processo não emite gases ou poluição para o solo, nem gera resíduos, já que a matéria-prima, o cobre, é reaproveitado na totalidade. Também afirmaram que todos os possíveis impactos ambientais são monitorados por um sistema de certificação, o EMAS (Eco-Management and Audit Scheme), que pode ser traduzido como Eco-Gestão e Auditoria.

Setor
A IFC atua no ramo de condutores e fios elétricos de cobre, mesmo setor da Brascooper empresa já instalada no município. Segundo o secretário Cristovam Lages Canela o objetivo da prefeitura é criar um pólo da mesma cadeia produtiva.

De acordo com os empresários, a presença da RCG em Três Lagoas, uma empresa cliente deles, foi um dos motivos que os levaram a pesquisar a cidade, além dos incentivos municipais oferecidos e a logística local.

Antes de decidir por Três Lagoas, eles haviam buscado informações em várias cidades de Goiás e Minas Gerais, além de cidades vizinhas, em Mato Grosso do Sul.

Venda
A empresa produz fios para empresas de grande porte como a LG, fabricante de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Com ênfase no mercado nacional, o IFC projeta vendas para o Mercosul,  a partir da base que deverá instalar em Três Lagoas, afirmou Ruas.
   
 



 
10/05/2024 11:20
08/05/2024 10:41
07/05/2024 12:50
30/04/2024 11:20
29/04/2025 12:49