Dois eventos realizados na manhã desta quarta-feira (30) mobilizaram os vereadores de Três Lagoas. O presidente da Câmara do Município, Antônio Rialino (PMDB), juntamente com os vereadores Jorginho (PSDB), Tonhão (PPS), Vera Helena (PMDB) e Valdomiro Aguirre (PSDB) acompanharam a liberação da ordem de serviço para a recuperação do “buracão”, localizado nas imediações do posto fiscal e a inauguração da unidade VI (do curso de História da UFMS, campus II), denominada de “Professor Ramez Tebet”.
A ordem de serviço foi o primeiro compromisso da manhã e além dos vereadores e da prefeita Simone Tebet reuniu secretários municipais, representantes da Cesp - que financiará a obra, como forma de compensar danos decorrentes da construção da barragem em Três Lagoas – responsáveis pela obra e a imprensa.
A área a ser recuperada, conhecida como “buracão”, será mais uma opção de lazer para a população e também um local para a pratica do motocross. De acordo com o projeto, o local abrigará: sanitários, um palco, quadras de esporte, barracão para eventos e uma pista de motocross. Enfim, com uma estrutura que se assemelha a um parque público.
No que se refere a unidade VI, trata-se de mais obra de melhoria da infra-estrutura da UFMS, assim como, a reforma do telhado da unidade I, da cantina e a construção de um muro lateral.
O ato de inauguração foi prestigiado pelos vereadores e pela prefeita. A comunidade acadêmica representada pelo diretor do campus de Três Lagoas, José Antônio Menoni, pelo pró-reitor Sebastião Luiz de Melo (que representou o reitor Manoel Peró, impossibilitado de comparecer a solenidade), por diretores de centro de Três Lagoas e Campo Grande e acadêmicos também participou da solenidade, assim como, secretários municipais e servidores da Universidade.
“A nossa alegria é muito grande em inaugurar está unidade, sobretudo, porque é um honra implantar aqui o nome do professor Ramez Tebet”, disse o pró-reitor da UFMS, que aproveitou a oportunidade para anunciar, em nome da reitoria da instituição, uma mobilização em prol da criação da “Universidade do Bolsão”, que teria sede em Três Lagoas e englobaria as unidades de Chapadão do Sul e Paranaíba. A proposta será apresentada na próxima reunião do Conselho Universitário.
A prefeita Simone Tebet pautou seu discurso no compromisso que o pai, o senador Ramez Tebet, tinha com o meio acadêmico. Ele foi professor universitário e gostava muito de conclamar a juventude a “fazer política”. “Nenhum título deixava meu pai mais orgulhoso do que o de professor. Ele que foi professor universitário e adorava estar no meio dos jovens. Ele dizia que os jovens não podiam deixar de fazer política, de deixar a política morrer”, enfatizou Simone.
A unidade VI conta com 10 salas, entre elas de professores e de cartografia, além de um núcleo do curso de História e um anfiteatro com 109 lugares, batizado de Flora Thomé.