Três projetos do Executivo Municipal e um de autoria do vereador Gil (PPS) entraram em pauta e foram aprovados, ontem, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas.
Através do projeto de lei nº 42 - subscrito por todos os vereadores - o vereador Gil propôs que a praça localizada na Rua Yamaguti Kankit passe a se chamar “Praça Hachiro Suzumura”. O parlamentar definiu o projeto como uma homenagem a um nipônico de origem humilde e que simbolizava muito bem a simplicidade e a paciência do povo japonês. “Seu Hashiro deixou a sua contribuição para comunidade três-lagoense, o exemplo de ser humano, que trabalhou com dignidade, criou seus filhos. Ele tinha orgulho de dizer que era japonês de nascença e um apaixonado pelo Brasil, país que o acolheu e lhe deu uma família originalmente brasileira”, destacou Gil, durante sua fala na tribuna da Casa de Leis.
Hachiro Suzumura, natural de Nagoya, no Japão, veio para o Brasil em 1932, aos nove anos, na terceira viagem do navio Kassato Maru (navio que trouxe milhares de japoneses para trabalhar nas lavouras de café do país). Ele trabalhou com a família em Uberaba (MG) e nos anos 60 veio para a região do Bolsão, vindo a residir em Três Lagoas, no bairro Santa Terezinha. Ele trabalhou no comércio da cidade (bares restaurantes) e faleceu em 2006, aos 83 anos. Mais projetos - Os projetos do Executivo Municipal aprovados pela Câmara foram: projeto de lei nº 38, que autoriza o Poder Executivo a ceder o uso de áreas públicas à empresa Sanesul; projeto de lei nº 39, que fixa o limite de ruas e avenidas; e o projeto de lei nº 41, que autoriza o Poder Executivo a ceder em regime de comodato, para posterior doação, área a empresa DMB construtora e consultoria técnica ltda.
A doação de áreas para a Sanesul visa a implantação de 50 mil metros de rede de esgoto, cinco estações elevatórias e a segunda etapa da rede de esgoto de Jupiá. As ações serão viabilizadas com investimentos federais (R$ 11 milhões), através do programa Saneamento para Todos. E a área para a DMB, a implantação de uma fábrica de pré-moldados de concreto armado, estruturas metálicas e peças e matérias plásticas. A empresa se compromete a investir R$ 2,8 milhões na unidade de Três Lagoas e gerar 30 empregos direto, na fase de conclusão do projeto.
“A Câmara tem papel fundamental nos investimentos que as empresas têm feito em Três Lagoas, aprovando projetos que garantem recursos e empregos para nossa população e importantes obras também como é o caso da ampliação da rede de esgoto de nosso cidade”, destaca o presidente da Câmara, Antônio Rialino.