Os vereadores Cláudio César (PMDB), Rialino (PMDB), Jorginho do Gás (PSDB) e Gil (PPS) participaram na manhã desta terça-feira (24) da inauguração do novo prédio da escola Olyntho Mancini, na Vila Haro. As mudanças na escola foram reivindicadas pelo vereador Cláudio César e o pedido foi reiterado em indicação conjunta dos vereadores, durante a Câmara em Ação realizada na instituição, em setembro de 2007.
Durante a solenidade de inauguração, Cláudio César foi homenageado com uma placa. A prefeita Simone Tebet e a ex-secretária de Educação, Márcia Moura, também foram homenageadas pela comunidade escolar pelo empenho em construir uma nova unidade, que contará com oito salas de aula, sanitários, pátio e refeitório cobertos, cozinha, salas administrativas e despensa.
Parte da obra foi constituída de adaptação da creche da Vila Haro e o restante foi ampliado. O valor da obra foi de R$ 643.052,05.
Alunos da escola, que formam um coral, se apresentaram para as autoridades e pais e o aluno Wesley recitou uma poesia, além de ter entregado as homenagens. A diretora da escola, Sonilda Maria da Silva, agradeceu aos vereadores e à prefeita pelo carinho e responsabilidade com a educação. “Foi a determinação política que realizou este sonho que parecia impossível”, afirmou bastante emocionada.
O vereador Cláudio César, falando em nome dos colegas da Câmara Municipal, lembrou-se que, após visitar a escola no prédio antigo, levou a reivindicação de que fosse realizada uma reforma geral, pois as salas e pátio eram insuficientes para um atendimento melhor. Em seguida, ele levou a prefeita para visitar o local. “Mas a Simone saiu quieta e, com a sabedoria dela, me disse depois que não haveria uma reforma, mas a construção de uma nova escola”, destacou o vereador.
Ele ainda frisou que a escola poderá ser utilizada por toda a comunidade, nos finais de semana. “A escola é um local para se aprender cidadania e temos uma lei já aprovada, que permite a utilização pelos moradores”, afirmou. Segundo ele, a parceria da Câmara com a prefeitura tem sido uma “união maravilhosa”, em benefício da sociedade três-lagoense.
A prefeita Simone afirmou que as crianças passam para os adultos de bem a mensagem de que é preciso não se omitir e sempre buscar oferecer a garantia de um futuro ainda melhor. Ela ainda disse que o prédio antigo da escola passará a abrigar o Centro de Educação Infantil, que antes tinha capacidade para 50 crianças e passará a atender 200.
Trânsito
Após a solenidade, algumas mães procuraram o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Flávio Thomé, para pedir sinalização e pintura de faixa de pedestre na avenida Raphael de Haro, que passa pela lateral da escola. Os vereadores já tinham feito indicação sobre o assunto, também durante a Câmara em Ação e têm cobrado uma solução para o trânsito na avenida, recém-pavimentada.
Os condutores, segundo as famílias, trafegam com grande velocidade, colocando as crianças em risco, sendo que já houve atropelamentos no local. Thomé informou que providenciará a sinalização, provavelmente ainda nesta semana.