O atendimento ao público na Câmara Municipal de Três Lagoas foi retomado nesta quinta-feira (15) e está sendo realizado das 7h às 13h. Neste dia, inclusive, o plenário foi cedido para solenidade da Polícia Militar.
Durante o mês de janeiro, o Legislativo manteve trabalhos internos e, na segunda-feira (19), toda a estrutura administrativa também volta ao normal.
A administração da Câmara aproveitou a primeira quinzena do mês de janeiro para ceder férias a boa parte dos servidores, pois este é o período de recesso parlamentar, conforme define o Regimento Interno da instituição. Coincidir férias dos servidores com o recesso é uma forma que a instituição tem usado para não prejudicar tanto os trabalhos legislativos quanto o atendimento à população. Atualmente, os setores de administração, jurídico, contabilidade e secretaria têm realizado trabalhos internos com os funcionários que não estão gozando férias.
A partir de segunda-feira, será definida também a distribuição dos gabinetes, de forma que os vereadores eleitos tenham seus espaços para receber os cidadãos.
Após a posse dos eleitos, dia 1º de janeiro, o presidente Fernando Milan reuniu-se com parte da equipe para as primeiras providências. Entre elas, esteve o corte de gratificações salariais, como medida de contenção de despesas e análise da situação financeira da Casa de Leis.
Neste ano, a Câmara Municipal vai trabalhar com uma redução de quase 20% no montante de recursos repassados pela Prefeitura. Além disso, houve uma redução nos subsídios (salários) dos vereadores, em conformidade com dispositivo constitucional que fixa o teto salarial dos vereadores em 40% dos recebimentos dos deputados estaduais.
Segundo Milan, o objetivo de sua gestão frente à Mesa Diretora é a austeridade administrativa e financeira.