WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara propõe parceria com setor cultural da prefeitura
 


>>16/02/2009

A Câmara Municipal de Três Lagoas está aberta à parceria com o Departamento de Cultura da prefeitura para auxiliar a implantação da política cultural da administração Simone Tebet o fomento das ações e os projetos para o setor. A parceria foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Fernando Milan, na manhã desta segunda-feira (16), durante encontro com a presença dos vereadores Jorginho do Gás (PSDB), Jorge Martinho (PMDB) e Marisa Rocha (PSB), a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, e integrantes da diretoria, além dos produtores culturais Guilhermo Fowler e Nargea Soares.

O grupo se reuniu na Câmara e Milan apresentou o salão de eventos da Casa, colocando-o à disposição para a realização de saraus, exposições culturais e outras promoções na área. "Não tenho críticas à política cultural da prefeita Simone Tebet e queremos ajudar a engrandecê-la, inclusive cedendo nossos espaços de mídia e nosso salão de eventos", destacou Milan. O vereador ainda reforçou a idéia de que a Câmara espera trabalhar dentro do agendamento do Departamento Municipal de Cultura.

A diretora Vickie Vituri ressaltou que, atualmente, existem poucos espaços disponíveis e que a cessão do salão da Câmara vem ao encontro das necessidades. "Já temos uma exposição de telas e um evento literário agendados e precisaremos de local", informou.

O produtor Guilhermo Fowler apresentou sugestões para a popularização da cultura, com eventos nos bairros e com foco nas raízes culturais do povo três-lagoense. O professor Luíz Otávio, que realiza projeto musical com alunos da escola São Carlos, fez sugestões na mesma linha, pedindo ainda ampla divulgação dos trabalhos culturais realizados na cidade.

O vereador Jorginho do Gás também pediu que as comunidades dos bairros sejam ouvidas na hora de definir o que apresentar a elas. Já o vereador Jorge Martinho referendou seu apoio ao projeto municipal. "Sabemos que o tempo para realizar às vezes é menor do que a necessidade e a vontade, mas a administração tem um planejamento e vai atender a população", garantiu.

Vickie lembrou aos presentes que a criação de uma política cultural para o município é algo novo, iniciado pela prefeita Simone Tebet com ações pequenas e bem realizadas, visando um crescimento paulatino, que englobe toda a população.

Os integrantes do Departamento ainda informaram que, no ano passado, todas as atividades com recursos municipais tiveram que ser suspensas devido ao ano eleitoral, mas que o trabalho foi levado a 27 pólos com atendimento de todas as crianças dos centros de educação infantil e escolas, com realização de diversas expressões artístico-culturais, indo do hip-hop à instrumentalização.

"Fizemos um trabalho de base e, para 2009, vamos começar os projetos de bairros, conforme já determinou a prefeita e o secretário Mário Grespam", afirmou Cidinha Mariano, responsável pela Orquestra de Violeiros. Segundo ela, o objetivo é fazer três vezes mais neste ano. "Os grupos que mostram trabalho sério, atividades que dão certo, adquirem credibilidade e, a partir daí, contam com investimentos públicos. Isso ocorre em qualquer cidade e não só Três Lagoas", pontuou.

A diretora do Departamento ainda disse que a prefeitura tem priorizado a inclusão de artistas locais, mesmo em eventos com recursos estaduais, e continua investindo em projetos como o encontro de Folia de Reis, Orquestra de Violeiros, a Festa do Folclore e a Banda Cristo Redentor, além de eventos abertos e gratuitos, democratizando a cultura.

Durante a visita ao salão de eventos, foi discutida a idéia de transferir o Fórum da Cultura para a Câmara Municipal. O encontro seria realizado nesta semana, porém foi transferido para março. Caso a idéia se concretize, seria o pontapé para iniciar a parceria Legislativo-Executivo em prol do crescimento cultural de Três Lagoas.

 



 
27/06/2025 11:44
25/06/2025 21:00
25/06/2025 11:40
24/06/2025 10:41
18/06/2025 11:52