A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) celebrou os quatro anos de existência da Unidade Assistencial Patronato de Três Lagoas, no Salão de Eventos do Legislativo Municipal, na manhã desta quinta-feira (12). A solenidade reuniu diretores e servidores do sistema prisional, além do diretor de assistência penitenciária, Leonardo Arévalo Dias e do diretor-presidente da agência, tenente coronel Deusdete Souza de Oliveira.
Atualmente, o Patronato atende a 300 presos que cumprem pena tanto no regime fechado, quanto no semi aberto e na liberdade condicional. A entidade é responsável pela ressocialização dos detentos, através da capacitação profissional. Mato Grosso do Sul tem uma população carcerária que chega a 10.500 presos (entre homens e mulheres), um contingente que cresce 2% ano, de acordo com dados da Agepen.
O vereador Idevaldo Claudino, primeiro secretário da Casa de Leis, esteve na solenidade representando o presidente da Câmara, Fernando Milan. Na oportunidade, ele informou que os vereadores estão a disposição de todas as questões e ações em prol da coletividade. “Os vereadores da Câmara Municipal de Três Lagoas estão trabalhando para ajudar na viabilização e discussão de questões importantes para nossa sociedade”, destacou o parlamentar.
A gestora de serviços penitenciários e coordenadora da unidade assistêncial Patroanto de Três Lagoas, Maria José da Paz Matos, aproveitou a ocasião para lembrar dos desafios que o trabalho no sistema prisional exige. “Estou muito feliz por desenvolver este trabalho, a missão que Deus me confiou”, ressaltou.
O perfil do presidiário hoje é 65% homens, analfabetos ou somente com o ensino fundamental completo.