WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores prestigiam inauguração de albergue reivindicado por Tonhão
 


>>17/03/2009

Três Lagoas ganhou, na noite desta segunda-feira (16), um albergue para acolhimento de passagem a pessoas que não tenham onde se hospedar, uma antiga reivindicação da sociedade levada à prefeita Simone Tebet pelo padre Angel Sánchez e encaminhada em forma de indicação pelo vereador Tonhão (PPS), em junho de 2007.

A inauguração ocorreu com a presença da prefeita, da vice-prefeita Márcia Moura, dos vereadores Tonhão, professor Nuna Viana, Celso Yamaguti, Fernando Milan, Marisa Rocha, Jorge Martinho e Jorginho do Gás, de secretários municipais, de representes da International Paper e da VCP, servidores municipais e do quadro de 14 funcionários que atuarão no albergue, além de religiosas do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e do padre Elias Roberto, que ministrou a palavra.

O albergue conta com quartos com ventiladores para alojar 34 pessoas, homens e mulheres, em um período de três a cinco dias; banheiros com água quente e acesso para portadores de necessidades especiais; refeitório; cozinha; almoxarifado; rouparia e sala para atendimento médico e psicológico, além de espaço aberto para convivência e área administrativa.

De acordo com a prefeita Simone Tebet, o prédio alugado junto à Sociedade São Vicente de Paula (Vila Vicentina), foi reformado, ampliado e adaptado em um investimento de R$ 150 mil. A IP/VCP ainda fez a doação, sem contrapartida, de R$ 50 mil para custeio de vagas.

Em homenagem ao seu grande idealizador, o albergue recebeu o nome do padre Angel Sánchez. Em suas considerações, o padre Elias lembrou do empenho e do sonho do antigo pároco de Santo Antônio, morto em 2008, de que a prefeitura implantasse um local para atender os humildes e desamparados. "Esta obra não demonstra só o compromisso social que motivou nossa prefeita, mas é um atendimento ao próprio Evangelho de Jesus Cristo, que nos pede que acolhamos os pequeninos. É um gesto concreto de fraternidade e amor que brota do Evangelho", afirmou o padre.

Falando em nome da IP, o gerente geral Luiz Cláudio Pereira afirmou que as empresas haviam definido 16 pontos para compensação sócio-ambiental, porém acrescentou o pedido da prefeita por entender a necessidade. "Temos que olhar para o lado que nosso país não costuma ser muito responsável", disse. Já o gerente de relações com a comunidade da VCP, Luiz Washington Westmann disse que o investimento tem objetivo de auxiliar pessoas que tenham passado pelo município em busca de trabalho e que, eventualmente, tenham ficado desempregadas. "Aqui teremos mais que paredes, mas passarão sonhos de inclusão, de ascensão, um caminho a seguir", frisou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Tonhão lembrou que um albergue é local de solidariedade e dignidade àqueles que estão sem condições. "Nosso trabalho, como representantes legítimos da população, é indicar, cobrar e participar do crescimento da nossa cidade, principalmente atendendo aquelas pessoas que estão lutando para se superar", destacou Tonhão.

Já a prefeita Simone Tebet afirmou que, em sua opinião, existem obras e obras. No caso do albergue, ela considerou que é uma construção que toca o coração porque tem cunho social. "Sempre penso na diferença social, que minhas filhas têm tudo enquanto existem mães que não têm nada para dar aos seus filhos. Enquanto tem gente perambulando, no vício, no desespero, sem teto, despejada. Graças a Deus que Três Lagoas é uma cidade solidária, com entidades que se doam para dar cidadania a quem precisa", disse.

 

Padre Sánchez

O homenageado, padre Sánchez nasceu em Villarino de Los Aires-Salamanca, na Espanha, em 1933. Entrou na casa salesiana de Salamanca em 1945 e foi ordenado sacerdote em Madri, no ano de 1960. Com vasta formação intelectual e religiosa, exerceu atividades no magistério superior e assumiu cargos de responsabilidade que lhe permitiram realizar um trabalho educativo mais completo. Em Três Lagoas, atuou como diretor e pároco da Paróquia de Santo Antônio.

A prefeita Simone Tebet lembrou que o padre fez parte de sua vida em diversos momentos, nas duas vezes em que ele esteve em Três Lagoas, cidade onde trabalhou em obras sociais e espirituais e na escolheu viver até o fim de sua vida, encerrada dia 1º de março de 2008.  



 
 
30/06/2026 10:20
27/06/2025 11:44
25/06/2025 21:00
25/06/2025 11:40
24/06/2025 10:41