As sessões da Câmara Municipal de Três Lagoas passarão a contar com tradução simultânea na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Na sessão desta terça-feira (17), os vereadores aprovaram projeto de resolução proposto pelo vereador professor Nuna Viana e subescrito pelos demais parlamentares, que prevê a inclusão social de portadores de necessidades especiais. Assim, através de um intérprete, surdos e mudos poderão acompanhar o trabalho dos vereadores em Plenário. A Mesa Diretora regulamentará a resolução em 30 dias.
A novidade é mais uma ação implantada pela atual gestão na área de comunicação, da qual faz parte também a "TV Cidadania", com transmissão ao vivo pela TV Concórdia – Canal 13 -, na TV aberta e pelo canal a cabo TV-3. A "TV Cidadania" é mais um meio de comunicar o trabalho e proposições dos vereadores ao cidadão.
A rede de comunicação inclui ainda o "Informe Cidadão" e o site do Legislativo Municipal (www.cmtls.com.br). O informe engloba uma coluna que circula nos principais jornais e sites da cidade, toda semana, e também informativos para rádios.
As transmissões pela TV também foram incrementadas, com a criação de uma abertura, exibida desde a semana passada. A apresentação começa com uma contagem de 60 segundos e depois cita e mostra cada um dos vereadores.
"Estamos criando todos os mecanismos de comunicação possíveis para que o cidadão sempre acompanhe as sessões, o trabalho do seu vereador", destaca o presidente da Câmara, Fernando Milan.
Doação de área – Outro projeto em pauta na sessão de 17 de março foi o que propõe a cessão, em regime de comodato, de uma área de 59.863,22 metros quadrados para a empresa Homy Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. A proposta foi encaminhada para a Assessoria Jurídica da Casa de Leis.
A Homy é uma indústria de produtos químicos em geral, que irá implantar uma fábrica em Três Lagoas. A previsão é de que 150 empregos diretos sejam gerados na fase de conclusão da nova indústria, por meio de investimentos da ordem de R$ 16 milhões. De acordo com Milan, na próxima semana os empresários deverão apresentar o projeto em detalhes para os vereadores, antes de a matéria ser levada à votação.