WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Comitiva de vereadores acompanha autorização de operação da VCP
 


>>24/03/2009

A comitiva de vereadores que cumpriu agenda com o governador André Puccinelli e com a prefeita Simone Tebet, na segunda-feira, também participou de um momento histórico para o Mato Grosso do Sul e para Três Lagoas: a entrega do documento de licença de operação da Votorantim Celulose e Papel (VCP), maior indústria a se instalar no estado.

Após este licenciamento, a VCP, com investimento de US$ 1,5 bilhão, deve iniciar seu funcionamento na próxima segunda-feira (30) com o objetivo de programar testes e avaliações técnicas, ambientais e de pessoal, como forma de minimizar os riscos de operação. Já a inauguração oficial, conforme informou o presidente da VCP, José Luciano Duarte Penido, ocorrerá em três ou quatro meses e, até o final do ano, a planta deverá estar funcionando em sua integralidade.

O ato de entrega do licenciamento, feito pessoalmente por Puccinelli, contou com a presença do presidente da Câmara de Três Lagoas, Fernando Milan (PMDB), e dos vereadores Jorginho do Gás (PSDB), Tonhão (PPS) e Professor Nuna Viana (PMDB), além da prefeita Simone, do deputado Akira Otsubo, da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, de representantes da SEMAC/IMASUL, órgão responsável pela liberação da licença ambiental, e dos  engenheiros responsáveis pelo projeto da VCP.

Empregos

Penido reforçou, junto às autoridades representantes do município, o compromisso da VCP em oferecer os menores impactos ambientais e sociais possíveis, assim como garantiu que, já no início serão gerados 2.100 empregos diretos na região, sendo mil na silvicultura, 700 na fábrica e 400 na colheita, sem contar os empregos na parte logística. De acordo com o presidente da VCP, a cada posto de trabalho direto, outros dez indiretos são gerados. "Em três ou quatros anos, Três Lagoas e região terão de 25 a 30 mil novos empregos gerados", frisou.
Agradecendo à prefeita e ao governador pela dedicação em seus trabalhos que ajudaram na instalação da fábrica, Penido comemorou: "Estamos em condição de partida".
A prefeita Simone Tebet ressaltou que a operação do complexo VCP/IP será um marco na projeção do estado para o Brasil. "Nosso Estado está preparado para receber outros investimentos. Agradecemos à VCP mais uma vez por ter escolhido a nossa cidade que está muito orgulhosa", reiterou Simone. Nos próximos cinco a oito anos, a economia da cidade a projeção é de que a economia do município cresça em até 300% e que o produto Interno Bruto (PIB) do MS cresça 15% em função do empreendimento.

Na ocasião, o presidente da VCP também agradeceu ao emprenho das autoridades em tornar a empresa uma realidade, assim como o trabalho do governador Puccinelli, junto ao governo federal, para incluir a construção do contorno ferroviário de Três Lagoas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A retirada dos trilhos ferroviários do centro da cidade e a construção do contorno vão proporcionar a construção de um ramal de 22 quilômetros para que as indústrias de papel e celulose escoem a produção de 1,3 mil toneladas de celulose anuais.

 



 
 
27/06/2025 11:44
25/06/2025 21:00
25/06/2025 11:40
24/06/2025 10:41
18/06/2025 11:52