A vereadora Vera Helena acompanhou nesta quinta-feira (25) a tarde o Dia de Mobilização do Pair (Programa de Ações Integradas e referenciais de enfrentamento à violência sexual infanto juvenil no território brasileiro), realizado no anfiteatro da UFMS, campus I. A vereadora representou o Legislativo Municipal no evento. Representantes das secretariais estaduais e municipais de: saúde, educação e assistência social também participaram do movimento.
O Pair é um programa que levou seis anos para ser desenvolvido e em Mato Grosso do Sul havia sido implantado apenas no município de Corumbá. Atualmente, a iniciativa é desenvolvida em todo país. O objetivo é criar uma rede de combate a violência infanto juvenil, contando com a participação de órgãos ligados as área de saúde, educação e assistência social.
De acordo com o coordenador do Programa Escola de Conselhos, Antônio Ângelo Motte, professor da UFMS, a violência contra a criança não envolve uma questão só, mas vários fatores. Por isso é necessário mobilizar governo federal, estadual e municipal. “É necessário uma estratégia política de integração de ações e estas ações não podem ser isoladas”, enfatizou Motte.
Ele apresentou o programa a uma platéia formada não só por profissionais das três áreas de atuação (saúde, educação e assistência social), mas também para acadêmicos.
Para ser colocado em prática, o programa necessitará, inicialmente, de uma comissão e de uma pesquisa de campo. Assim será possível conhecer a realidade de cada município e traçar um POL (Plano Operativo Local). Profissionais ligados a rede de proteção a crianças e adolescentes também passarão por capacitação para ajudar na efetivação do Pair.
Além de Três Lagoas, o Pair deverá ser implantado nos municípios de Ladário, Bela Vista, Dourados e Caracol.