A primeira doação de sangue de funcionários do Legislativo Municipal de Três Lagoas para o estoque do Hemonúcleo da cidade foi registrada na manhã desta terça-feira (31). A assessora executiva Liliane Camargo de Almeida passou por uma triagem e fez a primeira doação de sangue de sua vida. O gesto dela ajudará a salvar três vidas.
Liliane foi ao Hemonúcleo depois que os organizadores da campanha interna souberam que havia uma pessoa entre a vida e a morte necessitando de sangue do seu tipo sanguíneo, o O Negativo, e acionou os funcionários para saber quem poderia auxiliar.
“Eu precisei de uma transfusão de sangue assim que nasci e, se não fosse o sangue de outra pessoa, teria morrido. Por isso, esta doação é uma forma de retribuir o que fizeram por mim um dia”, explica a funcionária da Câmara.
Na semana passada, o presidente da Câmara, vereador Fernando Milan, comunicou que alguns funcionários expressaram interesse em colaborar com o Hemonúcleo e requisitaram espaço para realizar uma campanha para incentivar os servidores da Casa de Leis a doar sangue. Prontamente, o presidente autorizou que a campanha seja promovida dentro do órgão. Os possíveis doadores vêm sendo registrados para que a doação seja agilizada, no início do mês de abril.
De acordo com o diretor do Hemonúcleo, Luiz Fernando do Prado, o gesto dos servidores da Câmara é de suma importância, sobretudo, porque o material coletado em Três Lagoas atende não só o hospital Nossa Senhora Auxiliadora, mas unidades de saúde dos municípios de Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Bataguassu. “A cada doação, são três vidas que salvamos, pois do sangue também são retiradas plaquetas que atendem pacientes com anemia e concentrado de hemácias, que atende pacientes com desidratação ou que sofreram queimaduras”, explica o diretor.
Ele acrescenta que o estoque de bolsas de sangue do Hemonúcleo é baixo. O ideal seriam 20 coletas por dia e hoje são feitas 10. O perfil do doador de sangue do município é homem, com idade variando de 20 anos a 40 anos.
A doação de sangue dura de 5 minutos a 10 minutos. Para doar é preciso ter entre 18 anos e 65 anos, ter boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Os homens devem doar sangue de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses.
O horário de atendimento do Hemonúcleo é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, na rua Manoel Rodriguez Artez, número 520, no bairro Colinos.