WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Para autoridades, sucesso da Operação Cidade Limpa depende da população
 
Vereadores acompanharam lançamento de campanha


>>15/04/2008

 

A prefeita Simone Tebet (PMDB) lançou oficialmente, na manhã de terça-feira (14), a terceira edição da Operação Cidade Limpa, com a presença dos vereadores Celso Yamaguti, Jorge Martinho, Fernando Milan, Jorginho do Gás e Vera Helena. A ação que visa fazer a roçada de terrenos baldios e calçadas, além de coleta de garrafas, pneus, material orgânico e lixo de forma a garantir limpeza nos bairros e combate aos mosquitos transmissores de dengue e leishmaniose. Ruas de terra serão patroladas e ruas asfaltadas passarão pela operação tapa-buracos.

Durante o lançamento, a prefeita Simone Tebet destacou a importância da população para que a operação seja um sucesso e atinja seus objetivos. “Sem parceria, a operação não funciona. Em 15 dias o trabalho pode ir por água abaixo se não houver compromisso da população. Por causa da inércia de alguns proprietários, ficamos todos a mercê de epidemias. Por isso, devemos ser todos responsáveis”, convocou a chefe do Executivo.

Serão usados dois caminhões, uma retroescavadeira, 1 trator e equipamentos costais para roçar. Segundo o diretor Departamento de Obras e Serviços Públicos, Agamenon Alves de Oliveira, a prefeitura apenas não entrará em terrenos vazios murados, mas está notificando proprietários a fazer a limpeza. A operação terá duração de 60 dias, até o aniversário da cidade.

A cidade foi dividida em oito setores e os trabalhos vão começar pelo setor representado pela região da Vila Verde, que apresenta os índices mais delicados, passando a ser prioritária no combate às endemias. A finalização será no Paranapungá, onde a situação é mais controlada, e nos distritos de Garcias e Arapuá.

Além dos trabalhos de roçada, agentes de endemias e de saúde visitarão as casas, conscientizando os moradores sobre a necessidade de limpar os quintais e dispor materiais que acumulam água e materiais orgânicos para a coleta. Para receber este lixo doméstico, caçambas serão disponibilizadas nos bairros de quinta a domingo.

O ex-secretário de Saúde, vereador Jorge Martinho (PMDB) falou em nome da Câmara e lembrou que as ações da campanha Cidade Limpa foram iniciadas na gestão passada e foi um dos motivos pelos quais índices de dengue e leishmaniose puderam cair. “O engajamento da população é muito importante nesta tarefa que já é rotina em Três Lagoas”, disse.

De acordo com Agamenon, em anos passados, quando foram coletados também galhos e entulho, a prefeitura fez mais de 5 mil viagens de caminhão, chegando a investir mais de R$ 500 mil. Neste ano, a operação terá outro caráter e custará R$ 246 mil aos cofres municipais.



 
27/06/2025 11:44
25/06/2025 21:00
25/06/2025 11:40
24/06/2025 10:41
18/06/2025 11:52