Propondo uma reflexão sobre a vida e o meio que nos cerca, o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, juntamente com a professora aposentada, Meire de Souza Costa, falou sobre a doutrina espírita, durante o “Momento de Fé”, realizado na manhã desta segunda-feira (27), no Salão de Eventos da Câmara Municipal.
O ato foi iniciado com uma prece feita pela professora Meire. Em seguida, o secretário Canela deu início à sua explanação, fazendo uma analogia entre a viagem feita a um país com aquela que a religião espírita considera feita após a morte.
Ele citou que, para uma viagem internacional, há sempre uma preparação, um cuidado com roupas, moeda corrente, enquanto que na viagem espiritual não é necessário nada disso, sobretudo, porque, na maioria das vezes, ela é feita sem aviso prévio e, dentro da doutrina espírita, em momento algum o ciclo da vida se fecha.
A reflexão sobre as coisas à nossa volta e a qualidade das orações feitas a Deus também foram pontos destacados pelo orador. “No momento da prece não é a multiplicidade, mas a qualidade das palavras que conta”, enfatizou.
A ajuda ao próximo, através da caridade e da benevolência, foi outra mensagem deixada por Canela. Ele afirmou que a melhor forma de nos ajudar é ajudar ao próximo, de forma que o ato seja desinteressado, sem se preocupar em mostrar às pessoas o que se faz, seja uma doação financeira ou não.
Ao final, a análise da consciência, chamada por ele também de “caixa preta” foi ressaltada. O secretário disse que sempre é preciso consultá-la, passar tudo pelo crivo da razão. E, utilizar a razão em pequenas situações, dissabores, para que assim não se permita aflorar sentimentos menos nobres, com a raiva e o ódio.
Agradecer pelo que se tem e pelo que se é foi a prece e a mensagem de encerramento do Momento da Fé.