WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Semana Municipal do Trânsito e direito das minorias também pautam sessão
 


>>29/04/2009

 


Na sessão desta terça-feira (29), a tribuna da Câmara Municipal de Três Lagoas foi cedida para a explanação da chefe da divisão de educação no trânsito - setor ligado ao Departamento Municipal de Trânsito - Creusa Ramos Noturno Ferreira e do presidente da ATGLT (Associação dos Travestis, Gays, Lésbicas e Transexuais) Glauciano Pereira Macedo, conhecido como Paola Lotreck. Ele falou sobre discriminação e homofobia e ela sobre a Semana Municipal de Trânsito.

O Regimento da Câmara Municipal garante a cessão da tribuna da Casa de Leis a representantes de associações e representantes de classes, por 10 minutos.
Primeiro a falar, Glauciano pautou seu discurso nos direitos garantidos ao grupo assistido pela ATGLT.
Neste sentido, ele lembrou de garantias que estão na Constituição Federal, na lei Maria da Penha e na cartilha destinada a policiais com o objetivo de capacitar os mesmos para a abordagem das minorias, evitando constrangimentos e fazendo um atendimento humano.

A principal proposta da entidade é a criação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Três Lagoas, para atender índios, idosos e outras minorias.

Trânsito – A chefe, Creusa Ramos Noturno Ferreira, por sua vez, esteve na sessão para apresentar as ações da Semana Municipal do Trânsito, iniciada no último dia 27 de abril.
Na oportunidade, Creusa falou sobre o tripé que deve reger o trânsito: fiscalização, engenharia e educação e da importância de se conscientizar os condutores.

Ela lembrou que a Semana Municipal de Trânsito foi instituída após a aprovação de um projeto de lei de autoria do ex-vereador Cláudio César. A primeira Semana Municipal de Trânsito foi realizada em 2007, a lançada nesta semana é a terceira edição. “A cada ano as ações vão melhorando e a Semana vai crescendo”.

Este ano as crianças são consideradas as grandes parceiras da campanha. Elas atuarão como agentes de trânsito “multando” os pais ou condutores a cada infração cometida. Blocos, onde foram listadas algumas infrações cometidas no trânsito, como falta de cinto de segurança, ultrapassagem perigosa, são distribuídas para elas.

Também foi criado um mascote para ajudar na adesivagem e panfletagem de veículos e orientação de condutores e cujo o nome será escolhido através de um concurso feito nas escolas.

“Cada um de nós precisa mudar seu comportamento no trânsito. É preciso respeitar o espaço do outro. O trânsito mata vem matando mais que as guerras”, frisou Creusa.

O presidente da Câmara, Fernando Milan, enfatizou que os vereadores estão comprometidos com a Semana Municipal de Trânsito. “Nós estamos engajados nesta campanha e agradecemos o departamento pelas ações de conscientização de condutores e o trabalho feito pela prefeita neste sentido”, ressaltou.

 



 
 
30/06/2026 10:20
27/06/2025 11:44
25/06/2025 21:00
25/06/2025 11:40
24/06/2025 10:41