O vereador Idevaldo Claudino acompanhou na tarde desta quarta-feira (13), a reunião realizada na Vila Vicentina, para discutir a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS).
O plano está na segunda etapa, que é o diagnóstico (estuda todos os problemas de habitação que o plano vai ter resolver) a etapa anterior foi a proposta metodológica; e a próxima são as estratégias de ação (como enfrentar e resolver os problemas de habitação).
Depois de elaborado, o plano passará pela Câmara Municipal para análise e votação. Criada a lei o Município poderá pleitear recursos para a construção das moradias.
Nesta segunda etapa, o grupo de trabalho está consultando a população sobre a quantidade de casas que as pessoas precisam, onde elas serão construídas, por exemplo.
Na oportunidade, a arquiteta Neila Janes Viana Vieira, apresentou dados sobre a localização da cidade, zonas específicas para a construção de casas, que foram identificadas durante a elaboração do Plano Diretor da cidade, entre outras questões.
O plano é uma exigência feita aos municípios que aderiram ao sistema nacional de habitação de interesse social.