Com um apelo para conscientizar contra os trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a prefeita Simone Tebet, juntamente com vereadores, entregou uniformes novos para os trabalhadores do serviço, na manhã desta segunda-feira (25). Os vereadores Fernando Milan, Jorge Martinho e Vera Helena, do PMDB, e Jorginho do Gás, do PSDB, e a prefeita fizeram a entrega simbólica de quatro dos 53 uniformes completos, incluindo coturnos. No total, foram gastos R$ 9 mil.
Ao se pronunciar em nome da Câmara Municipal, o vereador Jorge Martinho destacou que a presença do Samu tem sido de fundamental importância para a cidade. “Não dá nem para imaginar como a cidade ficaria, nesta época com tantos acidentes, se não fosse o Samu”. Segundo afirmou, os méritos são dos trabalhadores e da prefeita, pela vontade política de buscar recursos junto ao Ministério da Saúde, para a implantação do serviço.
Trotes
Durante a cerimônia, Simone Tebet divulgou dados que demonstram a preocupante proporção dos trotes ao Samu, o que atrapalha o atendimento realmente necessário.
Segundo informou, após dez meses de implantação do serviço, foram recebidas 11.573 chamadas telefônicas, sendo que 6.860 eram trotes, ou seja, mais de 50% das saídas das ambulâncias foram desnecessárias.
Por outro lado, Simone Tebet revelou que, dos 4.700 atendimentos concretizados, 61 resultaram em óbito, o que demonstra a eficiência do pronto-atendimento.