WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
As relações interpessoais são tema de palestra na Câmara
 


>>29/10/2009

 


Os servidores da Câmara Municipal de Três Lagoas passaram por mais uma capacitação, na manhã desta quarta-feira (28). Na oportunidade, o psicólogo do Ministério Público e professor universitário, Sydnei Ferreira Ribeiro Júnior, falou sobre relações interpessoais.

O tema faz parte de um ciclo de palestras, promovido pela atual presidência, com o apoio de todos os vereadores e que visa capacitar os servidores para atender cada vez melhor o público interno e externo do Legislativo Municipal. Outras três palestras já foram realizadas nas dependências da Casa de Leis, neste ano.

Em sua explanação, Sidney procurou demonstrar através de músicas, dinâmicas, e também, de slides definições de profissionais da área de gestão de pessoas, filósofos e estudiosos do comportamento humano, questões importantes para um bom ambiente de trabalho, citando por exemplo, como muitas vezes pode-se ser frio, mecanicista, técnico demais, justamente com aquelas pessoas com quem passamos boa parte do dia, que são os colegas de trabalho. O psicólogo enfatizou que dependendo da postura que se toma, torna-se um trabalhador, rígido, frio, sem vontade, até mesmo de falar, comunicar com o outro.

Aspectos como família, formação, personalidade, também foram destacados, sempre tendo o cuidado de exemplificar, de trazer boa parte do que se falava para a realidade dos servidores. Neste sentido, o psicólogo falou ainda sobre auto estima e sua importância. No reflexo desta dentro do ambiente de trabalho, no trato com as pessoas, na relação que se estabelece, dia-a-dia com o colega, também devido ao ambiente familiar. "A gente é reflexo do que vivenciamos dentro de casa, com nossa família", enfatizou Sidney. Ele acrescentou ainda que o tratamento que cada um recebe é muito daquilo que se oferece ao outro. "Se quero ter amigos, preciso primeiro ser amigo", frisou.

A questão de apelidos, com sentido pejorativo, dentro do ambiente de trabalho, também foi abordada, bem como, atitudes importantes que motivam , integram os funcionários de uma empresa, como ser humilde, educado, prestativo.

A fofoca também foi outro tema em questão. O ministrante, neste caso, alertou para a transmissão de informação feita de maneira negativa ou maliciosa. "É sempre preciso passar pelo crivo das três peneiras: se é verdade o que vai se falar; se é algo bom; e se vai ser útil para alguém", enfatizou Sydnei.

Ao final, todos cantaram juntos uma música de composição do Padre Zezinho, chamada "Águia Pequena", que faz uma analogia aos desafios de todos ao ter que "deixar o ninho e voar", fazendo tudo àquilo que se nasceu para fazer.

Gislene Almeida

 

 



 
 
16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00