WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Projeto sugerido por Nuna, Bombeiros do Amanhã é lançado e busca parceiros
 


>>26/11/2009

Na manhã desta quinta feira (26), no plenário da Câmara Municipal, aconteceu o lançamento do "Projeto Bombeiros do Amanhã", com a presença dos vereadores Jorge Martinho, professor Nuna Viana e Ângelo Guerreiro; das diretoras da Secretaria de Assistência Social, Sônia Lúcia e Cristina Martins, sendo que a última representou a secretária de Assistência Social Cidadania e Trabalho, Lúcia Firmino; do tenente Nivaldo Mustafá Araújo, representando o comandante do Exército major Cláudio Eduardo Bouças; do major Antônio de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros; e do capitão Mauro Fernandes, comandante da Polícia Militar Ambiental, além do coordenador do projeto Pelotão Mirim, Sidney Evangelista.

Além de apresentar o novo projeto à sociedade, os organizadores reuniram alunos dos projetos já existentes para mostrar os resultados dos trabalhos, com a finalidade de buscar parcerias empresariais para complementar os custos da implantação do Bombeiros do Amanhã. Entre os custos estão o de fardamentos, como o modelo que foi apresentado pelo garoto Valdeci.

Cada responsável pelos projetos da cidade falou um pouco sobre o funcionamento do trabalho e a sua importância na formação moral e educacional das crianças atendidas.

O coordenador do Pelotão Mirim, Sidney Evangelista, destacou que o projeto atende a 120 crianças, sendo 60 crianças no período matutino e 60 no vespertino. O objetivo central é fazer com que as crianças adquiram postura e respeito ao próximo. Ele ressaltou uma frase de Paulo Freire: "A educação de hoje precisa romper fronteiras", e é assim que funcionam os programas sociais da prefeitura e da assistência social, segundo ele.

O capitão Mauro Fernandes falou em nome da coordenadora Selma, sobre o projeto Florestinha, onde são atendidos 120 alunos de sete a 14 anos. As crianças recebem reforço escolar, práticas esportivas, alimentação e educação ambiental. "O projeto é importante pois, educando essas crianças e transmitindo valores, evitaremos problemas no futuro".

O vereador Nuna, autor da indicação que gerou o projeto Bombeiros do Amanhã, destacou a importância de cuidar das crianças e lembrou que, desde sua campanha ,reivindicava sua realização.Nuna disse ainda que gostaria que até o fim de seu mandato fosse lançado o projeto Guarda Mirim de Trânsito e também a escola em tempo integral, indicação sempre lembrada em todas as seções.

Falando em nome da Câmara, o vereador Jorge Martinho ressaltou a competência do trabalho da assistência social em cuidar das crianças e finalizou afirmando que o Legislativo sempre será parceiro nesses projetos.

Cristina Martins, diretora de Cidadania, lembrou que a função dos projetos é prevenir, tirando as crianças das ruas e, dessa forma, não as deixando tão vulneráveis à marginalidade.

O major de Mello, em suas considerações, agradeceu à Lúcia Firmino, à prefeita Simone Tebet, à equipe de assistência social, ao presidente da Câmara, Fernando Milan, e a todos os vereadores.
Ele explicou como funcionará o projeto Bombeiros do Amanhã e frisou que o retorno é muito importante, pois as crianças transmitem aos pais e aos familiares o que aprendem no projeto.

Os objetivos, de acordo com o exposto, é garantir os direitos legais de cidadania, permeando em todas as rotinas previstas e oferecendo um leque de atividades que estimulem o desenvolvimento das crianças e adolescentes, proporcionar reforço escolar, saúde e bem estar físico e mental, estimular a socialização através de desenvolvimento de atividades culturais e de lazer.

A visão é de que as crianças envolvidas possam resgatar a cidadania e desenvolver o respeito próprio, construindo assim o futuro cidadão da nossa sociedade e um agente transformador.

O projeto funcionará de 2ª a 6ª feira, com uma turma no período das 7h às 11h e outra das 13h às 17h. Serão atendidas crianças e adolescentes dos bairros circunvizinhos ao Quartel do Corpo de Bombeiros, com idade de nove a 14 anos e 11 meses.

O projeto começará atendendo 50 crianças e adolescentes do sexo masculino, sendo 25 na parte da manhã e 25 na parte da tarde, e contará com um professor de educação física, um professor de acompanhamento escolar, um estagiário por período e uma cozinheira.

 

 

 



 
 
16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00