WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores apresentam projetos para beneficiar professores e jovens
 


>>24/08/2010

 

Projetos de autoria dos vereadores Nilo Cândido e Tonhão pautaram a sessão desta terça-feira (24), da Câmara Municipal de Três Lagoas. Nilo propôs e o plenário aprovou a criação do programa de saúde vocal para os professores da rede municipal de ensino. Tonhão por sua vez, apresentou um projeto para a criação do Conselho Municipal da Juventude.

A proposta de Nilo foi aprovada por unanimidade e segue agora para sanção da prefeita. O programa deverá criar meios de prevenção e tratamento da disfonia.

No caso da prevenção, o foco é a implantação de cursos teóricos e práticos com objetivo de orientar os professores quanto ao uso adequado da voz no âmbito profissional. Já sobre o tratamento, o programa deverá prever sistemas de detecção e de assistência médica especializada.

O vereador explica que resolveu apresentar o projeto por conta dos inúmeros problemas relacionados a voz que os educadores enfrentam no exercício da profissão. Neste sentido, ele comenta dados do Centro de Estudo da Voz, que fez estudos sobre questão e comprovou que 63% dos professores disseram já ter tido algum problema relacionado a voz, durante o exercício da profissão e 16,7%, terão que mudar de profissão no futuro por conta de problemas relacionados a voz.

"Vejo com muita alegria a aprovação do projeto, sobretudo, porque é uma proposta que atenderá uma classe com tantos problemas e como termos uma prefeita que pertence a esta mesma classe, entendemos que a proposta deverá ser sancionada", enfatizou Nilo.

Juventude - O projeto do vereador Tonhão visa criar um Conselho que melhore a qualidade de vida da juventude, sendo um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, de representação da população jovem.

Entre as atribuições do Conselho estão: estudar, analisar, elaborar, discutir, propor e aprovar programas e projetos relativos a juventude; participar da elaboração e da execução de políticas públicas da juventude, em colaboração com órgãos municipais. A criação de canais de participação dos jovens junto aos órgãos municipais, bem como, a aplicação da legislação que assegure os direitos dos jovens, também fazem parte da proposta.

O Conselho será formado por 16 membros, sendo eles representantes do Poder Público Municipal, e também, da sociedade civil, eleitos pelo voto direto, na Conferência da Juventude. Cada membro terá também um suplente e o mandato do titular será de dois anos, permitida a recondução.

"O projeto é a realização de um sonho. Mais que isso, um compromisso de campanha. Anteriormente já havia feito indicações tanto para a Criação do Conselho quanto para a realização da Conferência da Juventude. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da nossa juventude", destaca Tonhão.


 Gislene Almeida



 
 
16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00