WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Milan anuncia curso e estruturação da defesa civil
 


>>22/10/2010

O presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Fernando Milan, anunciou que o Legislativo vai auxiliar a estruturação da Defesa Civil no município. As medidas foram anunciadas após reunião com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, em Campo Grande, na última quinta-feira (21), e a primeira ação é a realização de um curso para formação de voluntários em Defesa Civil.

A medida é resultante dos danos que Três Lagoas sofreu após o vendaval de 27 de setembro e da visita que Milan fez à Defesa Civil municipal, dias depois, para apurar as condições de trabalho. Além da capacitação de voluntários, a Câmara vai atuar no estabelecimento de um local próprio, aquisição de equipamentos e viatura específicos para a defesa.

Curso
O curso, com 60 vagas, será promovido de 29 de novembro a 3 de dezembro, na sede da Câmara, e está aberto a funcionários das secretarias municipais, universitários, empresas, clubes de serviços e a membros da sociedade civil organizada. A carga horária é de 40 horas, portanto a disponibilidade de tempo necessária é para os dois períodos.

As inscrições serão realizadas de 3 a 12 de novembro, na Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, das 7h às 13h.

As aulas serão ministradas por coordenadores estaduais da defesa civil, visando capacitar os voluntários que atuarão em situações públicas de emergência e catástrofes, assim como dará subsídios para a elaboração da documentação que deve ser encaminhada para o Ministério da Integração Nacional, em caso de requisição de estado de emergência e recebimento de verbas. Outra capacitação será para a prevenção, com a divulgação de informações para a sociedade, antecipando os riscos.

"Conhecemos a realidade da Defesa Civil em nosso município e chegamos à conclusão que é necessário fortalecer o trabalho. Contaremos com a parceria da administração municipal e esperamos que a iniciativa privada venha somar com este projeto", afirmou Fernando Milan.

Ele ainda lembrou que uma defesa civil estruturada é fundamental para a garantia da segurança em momentos de catástrofes e na avaliação de danos, ato que subsidia a solicitação de recursos federais e a sua liberação. Um exemplo disso é que município como Dourados, Cassilândia e Dois Irmãos do Buriti, cidades com defesa civil e que contaram com apoio do órgão estadual, tiveram o reconhecimento de situação de emergência em prazos estreitos, o que possibilitou o repasse de verbas de cerca de R$ 2,8 milhões para a reconstrução das localidades.

Ana Maria Barbosa

 

 

 



 
 
16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00