WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Parcerias são destacas em sessão de homenagem a autoridades da segurança
 


>>12/11/2010

Em reconhecimento aos avanços nos serviços de segurança pública estadual, a Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu sessão solene, na noite de quinta-feira (11), ocasião em que homenageou as principais autoridades do setor, atendendo a indicações dos vereadores Fernando Milan (PMDB) e Tonhão (PPS).

As moções de congratulação foram direcionadas ao comandante da 2ª Cia de Infantaria do Exército, major Sérgio Alexandre de Oliveira, no ato representado pelo tenente Paulo Marcos Monteiro Guia; ao superintende de Segurança Pública do Estado, André Matsushita Gonçalves; ao comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Ociel Ortiz Elias, representado pelo chefe da Divisão de Cursos da corporação, coronel Jairo Kamimura; ao comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Carlos Alberto David Santos, representado pelo chefe do Estado Maior da PM, coronel Luiz Carlos Garcia Gomes, o qual também recebeu moção de congratulação; ao secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, representado pelo coordenador de Inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, delegado Luiz Sérgio da Silva; e ao comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Três Lagoas, Wilson Sérgio Monari.

A solenidade contou com a presença da prefeita Márcia Moura, do deputado estadual eleito, Eduardo Rocha, dos vereadores proponentes e do vereador Celso Yamaguti (DEM). A delegada da Mulher, Letícia Mobis Alves, o comandante da Polícia Militar Ambiental, capitão Mauro Fernandes, o sargento Porfírio, da Polícia Rodoviária Estadual, o comandante do 5º Grupamento de Corpo de Bombeiros, Luiz Cláudio de Mello, o delegado de Polícia Federal, Júnior César Taglia Alenha, e Danilo Alves Santos, delegado em Minas Gerais, prestigiaram o evento. Integrantes do Leo Club - braço do Lions Club voltado aos jovens - e do pelotão Bombeiros do Amanhã também presenciaram as homenagens. O vereador Jorge Martinho enviou ofício à Mesa Diretora, justificando sua ausência.

O deputado eleito, Eduardo Rocha, parabenizou todas as corporações representadas e disse estar honrado porque o Estado de Mato Grosso do Sul tem uma segurança pública eficiente. "A segurança funciona porque existe a vontade política do nosso governador e a competência de quem está no comando", afirmou.

O tenente Paulo Marcos Guia, representando o Exército Brasileiro, lembrou da missão da força armada quanto ao auxílio para a população em situações de calamidade e emergência, questão que motivou a homenagem, já que a 2ª Cia de Infantaria trabalhou na recuperação da cidade, após o vendaval de 27 de setembro.

Ao receber a moção devido sua participação no pronto atendimento a reivindicações de disponibilizar mais peritos para a Polícia Civil em Três Lagoas, o superintendente de Segurança Pública, André Matsushita Gonçalves colocou-se à disposição para continuar trabalhando pelo município.

O coronel Luiz Carlos Garcia Gomes recebeu moção por seu próprio trabalho frente à Polícia Militar e ainda representou o comandante geral da PM, Carlos Alberto David dos Santos. "É muito bom ser lembrado, o que nos dá mais força para trabalhar e desenvolver o nosso papel", disse, relembrando que iniciou sua carreira em Três Lagoas, em 1983, após sair da academia.

Representando o coronel Ociel Ortiz Elias, comandante geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Jairo Kamimura destacou o tempo em que comandou a corporação em Três Lagoas, época em que havia inúmeras dificuldades, e ressaltou ainda as recentes parcerias com a Câmara Municipal e prefeitura para a estruturação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) no município. "É um trabalho muito bonito, no qual a sociedade toda ganhará", opinou.

Já o major Wilson Sérgio Monari, que recebeu a moção em nome de todos os oficiais e praças do 2º Batalhão da PM, pelos 20 anos da corporação em Três Lagoas, enfatizou o suporte que recebe do Legislativo e do Executivo municipais para desenvolver e aprimorar o trabalho de segurança local e defendeu a filosofia do policiamento comunitário.

Em seu pronunciamento, o vereador Tonhão, ressaltou que as homenagens tinham o objetivo de agradecer os serviços até aqui prestados, mas também de fazer novas cobranças. "Ainda não estamos plenamente satisfeitos, sabemos que ainda precisamos de mais investimentos. Por isso, estamos homenageando, mas também reivindicando", disse. Ele citou, entre estas necessidades, reforma nos prédios da polícia civil.

O delegado Luiz Sérgio da Silva, representando o secretário de Segurança Pública, enumerou os investimentos em estrutura, aumento de pessoal e capacitação feitos nos últimos anos em toda a segurança estadual e se comprometeu a ampliar o atendimento. "Nosso fundamento é a população. Faremos muito mais", garantiu aos presentes.

Márcia Moura também demonstrou satisfação pelo trabalho e comprometimento do governo do Estado e dos comandantes e ainda se disse confiante de que mais recursos humanos e materiais serão empenhados na segurança em Três Lagoas. "Nunca é tarde para multiplicar e receber mais respaldo do governo do Estado", frisou.

O presidente da Câmara, Fernando Milan, reafirmou a intenção do município em ser parceiro da segurança e relatou situações nas quais a prefeitura e a Câmara apoiaram o governo: criação da Unidade de Segurança Mista na Vila Piloto, reforma e ampliação de prédio que possibilitou a criação do 3º DP e uma sede para a Delegacia da Mulher e doação de viaturas com devolução de duodécimo. "É uma administração que se integra, que é realmente parceira", pontuou.

Ana Maria Barbosa
 



 
 
10/05/2024 11:20
08/05/2024 10:41
07/05/2024 12:50
30/04/2024 11:20
29/04/2025 12:49