WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
ex-vereadora “tia Nega” é homenageada no Dia da Mulher
 


>>17/03/2011

Entre as 19 mulheres homenageadas na Assembléia Legislativa do Estado, na manhã da última terça-feira (15), está a três-lagoense Visitação Veron da Mota, mais conhecida como "tia Nega". A Sessão Solene faz parte das comemorações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
O deputado Eduardo Rocha, líder do PMDB, ofereceu a "tia Nega" o troféu "Celina Jallad", criado pela resolução 006, de 2 de março de 2011, em memória da ex-deputada e Conselheira do Tribunal de Contas, que faleceu no dia 28 de fevereiro deste ano. O troféu destaca sua prestação de serviços, em Mato Grosso do Sul, na defesa dos direitos das mulheres.
"Entreguei este troféu para uma mulher que é exemplo em seu trabalho social, que representa muito bem a nossa cidade, mas, também quero dedicá-lo a todas as mulheres de Três Lagoas e do Mato Grosso do Sul, que enfrentaram obstáculos para construir uma sociedade mais humana e justa", destacou Eduardo.
As deputadas Dione Hashioka (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB) presidiram a sessão. A vice-governadora Simone Tebet; a primeira-dama do Estado, Beth Puccinelli; a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ/MS), Tânia Garcia Borges, e a desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), Marilza Lúcia Fortes, também compuseram a mesa. O Coral da Assembléia, o Grupo Fantasia (Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza) e a soprano Clarice Maciel fizeram suas apresentações.

Extenso trabalho - Aos de 77 anos, "tia Nega" desenvolve um trabalho assistencial voluntário há muitas décadas em Três Lagoas. Vereadora por dois mandatos, eleita em 1988 e reeleita em 1992, ela conquistou, junto à extinta LBA, a construção do Centro de Convivência da Terceira Idade "Tia Nega" e o Centro de Educação Infantil "Diva Garcia". Ainda como vereadora, recebeu o diploma de Honra ao Mérito "Antônio Trajano dos Santos", em 1992, e o pitoresco título de Tombamento como Patrimônio Histórico, Moral e Ético da Política Três-Lagoense, ato publicado em Diário Oficial, em 1995.
"Tia Nega" começou na vida pública como coordenadora de Assistência Social de Três Lagoas, no programa Panelão, de fornecimento de cestas básicas a famílias carentes, na década de 80. Foi criadora do programa de hortas comunitárias em Três Lagoas. Também foi a pioneira na implantação de clubes de mãe, destinados a atendimento social das famílias carentes, com atividades artesanais e de cuidados com os filhos. Foi ainda a fundadora do Estádio da Associação Desportiva da Noroeste (Estádio da Aden), junto com ferroviários e com o marido, Benedito Soares da Motta, ex-vereador por três mandatos.

Assessoria Deputado Eduardo Rocha 

 



 
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00