WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Declaração Universal dos Direitos da Água é lembrada por vereadores
 


>>22/03/2011

 

Ainda como parte das ações referentes ao Dia da Água, os vereadores de Três Lagoas usaram a tribuna para destacar a importância da data e enfatizar os artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água.

O vereador Idevaldo Claudino resumiu seu discurso na leitura do artigo 1º do documento. O texto define a água como um patrimônio do planeta e ressalta que cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

Segundo a falar, o vereador Tonhão, leu o artigo 2º da Declaração e frisou que toda e qualquer ação que sirva para conscientizar, ou no mínimo, fazer a população refletir sobre temas tão importantes como saúde, segurança pública e a questão da água, é extremamente significativa, sobretudo, porque os vereadores são os legítimos representantes do povo. Num pedido direcionado aos estudantes, ele convocou os jovens a conscientizarem os pais da importância da preservação e economia da água.

O vice-presidente da Câmara, vereador Jorginho do Gás, lembrou que Três Lagoas é hoje a capital do eucalipto e que por conta disso o consumo da água é maior, o que exige também uma conscientização maior da população.

O vereador Fernando Milan chamou atenção da platéia para as conseqüências do mau uso da água. "O mau uso traz a escassez", enfatizou o vereador. Ele ainda lembrou que o ciclo da água não pode ser quebrado. "É cuidando que nós vamos continuar sendo o país, mais rico em água", finalizou.

"Eu acho que tudo isso se traduz em duas coisas: consciência e temor à Deus. Consciência de que se você usar corretamente a água, dar o destino correto aos resíduos, pensar que a natureza só quem domina é Deus. Aí, nós vamos ter esperança no futuro, caso contrário vamos colher aquilo que plantamos. Com este posicionamento, a vereadora Marisa Rocha, deixou sua mensagem.

Responsável pela leitura do artigo 6º da Declaração dos Direitos da Água, o vereador Ângelo Guerreiro, fez questão de frisar a frase do texto que resume: "A água não é uma doação gratuita da natureza". Neste sentido, ele lembrou que crianças e jovens hoje têm mais acesso a informações que seus pais, avós, tiveram e que por isso devem ajudar e orientar seus familiares a economizar água.

Ressaltado que a iniciativa da Casa de Leis, se junta a muitas iniciativas realizadas no país, o vereador Jorge Martinho leu o artigo 7 e destacou que a conscientização dos seres humanos - os maiores prejudicados e causadores do prejuízo - sobre a falta de água potável no mundo, deve ecoar por todas as camadas sociais, principalmente entre os jovens, para que todos possam ter um futuro e as outras gerações possam ter vida, através da água, que é o principal meio de sobrevivência.   

Aproveitando a discussão do tema, o vereador Celso Yamaguti lembrou que no ano passado, protocolou um projeto na secretaria da Câmara para que os órgãos públicos municipais sejam dotados de pontos para captação da água da chuva, o que permitiria a limpeza dos prédios, bem como, o cuidado de plantas.

Yamaguti ainda solicitou que tal medida seja incluída no projeto de construção de mais gabinetes da Câmara e que a Sanesul possa providenciar a instalação de tubulações de captação de esgoto, para evitar uma possível contaminação do lençol freático.

A vereadora Vera Helena parabenizou todos os vereadores pela iniciativa da sessão. Lembrou as riquezas da cidade e frisou que é importante propor uma reflexão dessas, de algo que interfere tão diretamente na vida de todos.

Finalizando a série de discursos, o presidente da Câmara, vereador Nuna Viana, explicou o porquê da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Água, ressaltou que irá lutar para a implantação do projeto "vereador mirim", como forma de mobilizar adultos, jovens, crianças, para questões importantes como a falta da água.

O evento promovido pelo Legislativo Municipal foi cadastrado junto ao evento oficial, mundial, que é o Dia Mundial da Água, juntamente com 900 eventos realizados ao redor do mundo, marcando o compromisso dos vereadores com a preservação deste bem natural tão importante.
 

Gislene Almeida



 
 
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00