WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores participam de jornada técnica no Tribunal de Contas do MS
 


>>29/04/2011

O presidente da Câmara de Três Lagoas, vereadore Nuna Viana (PMDB), o vereador Tonhão (PPS), além da prefeita Márcia Moura, participaram do encerramento da 1ª Jornada Técnica da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), evento direcionado aos gestores dos órgãos jurisdicionados ao TEC, em Campo Grande.

A programação trouxe a palestra sobre "Improbidade Administrativa", proferida pelo advogado constitucionalista, juiz do TRE/MS e professor universitário, André Luiz Borges Netto.

O governador do Acre, Tião Viana, fez a apresentação de uma conferência sobre o tema "A Evolução dos Órgãos de Controle Público e o Desenvolvimento Social com Ênfase em Controle Externo". A 1ª Jornada Técnica da Escoex reuniu técnicos das Secretarias de Administração, Planejamento e Finanças Municipais com seminários e palestras.

O presidente do TCE/MS, conselheiro Cícero de Souza, fez o lançamento da "Revista da Escoex" com publicação de artigos de servidores que concluíram o curso de "MBA em Gestão Pública", entrevista, matérias e balanço das atividades e capacitações realizadas pela Escola Superior de Controle Externo, durante o primeiro ano de atividades. O evento faz parte das comemorações do primeiro ano de exercício da Escoex em sua nova sede.

II Seminário do Legislativo Municipal - Além da presença no evento do TCE, o presidente da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, vereador Nuna Viana (PMDB), junto com os vereadores Fernando Milan (PMDB), Jorginho do Gás (PSDB), Tonhão (PPS), Marisa Rocha (PSB), Jorge Martinho (PMDB) e Ângelo Guerreiro (PDT) participou, nesta quinta e sexta feira, em Campo Grande, da segunda edição do  Seminário do Legislativo Municipal, que reúne palestrantes para abordar temas relacionados ao funcionamento do Poder Legislativo.
Para o vereador Nuna Viana, é muito importante a participação dos parlamentares três-lagoenses neste tipo de atividade, onde, além das palestras, os vereadores realizam um intercâmbio de informações, trocando experiências com colegas de outras cidades.

Na abertura oficial, o  presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB), defendeu a união dos legislativo municipais para aumentar a força dos vereadores frente ao Congresso Nacional.
"Estamos sendo deixados de lado. Se não mostrarmos de uma vez por todas que temos mandato conferido nas urnas, não vão nos respeitar. Já fizeram isso com o duodécimo. De forma incompreensível, nós vereadores sempre somos taxados, a Câmara Municipal sempre está nos holofotes, sempre somos nós vereadores que pagamos a conta, e isso tem que acabar", afirmou.

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), também participou do evento e destacou o trabalho das Câmaras. "O vereador é o agente político que está mais perto da população, mais até do que o prefeito", disse.  Durante o evento foi lançada ainda a Lei Orgânica do Município transcrita em Braille, pela gráfica do Senado Federal, tendo como diretor executivo o Dr. Florian Augusto Coutinho Madruga.

O ciclo de palestras começou nesta quinta-feira (28), no Plenário Oliva Enciso, com a palestra do delegado de polícia, André Matsushita, superintendente de Segurança Pública, com o tema "A Doutrina de Polícia Comunitária no Enfrentamento das Organizações Criminosas". Na mesma  tarde, o advogado Marco Aurélio Borges de Paula, membro e coordenador-adjunto do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), falou  sobre a Lei da Ficha Limpa.

Para sexta-feira, a programação inclui uma palestra com o advogado e Procurador Jurídico da Câmara Municipal, André Puccinelli Júnior, e o advogado e procurador jurídico do município, Laudson Cruz Ortiz, que irão falar sobre a Emenda Constitucional nº 58/2010 e a suplência nas casas legislativas. Também estará presente  a diretora da Interlegis, Marlene Figueira, que fará uma palestra sobre a ABEL - Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Tribunais de Contas.

Rose Rodrigues



 
 
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00