WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara vota área para primeira indústria automotiva do Centro-Oeste
 
Empresário Paulo Emílio é recebido pelos vereadores


>>21/02/2005

Os vereadores e a prefeita Simone Tebet receberam nesta manhã, o empresário Paulo Emílio Freire Lemos, proprietário da marca Gurgel Motores. Ele também teve a garantia de que receberá área de cinco alqueires (127 mil metros quadrados no Distrito Industrial) para instalar a fábrica que atualmente opera em Presidente Prudente (SP) e está de mudança em busca de benefícios fiscais. Esta será, segundo a prefeita, a primeira fábrica do setor automotivo no Centro-Oeste do Brasil.

O empresário informou que investirá, na primeira fase, US$ 1 milhão para a transferência de todo o parque industrial para Três Lagoas. “Estávamos pesquisando a mudança e encontramos a situação ideal em Três Lagoas. Desde a estrutura, a localização até a proximidade com a termoelétrica, que nos fornecerá energia”, afirmou Lemos, que esteve acompanhado do engenheiro Fernando Húngaro.

A prefeita revelou que os entendimentos começaram há um mês, quando ela foi informada que a empresa buscava outro local para atuar. A implantação está prevista para cinco fases. Na primeira, com previsão de ser concluída no final de 2005, serão criados 100 empregos diretos. Ao final, serão 500 empregos diretos.

O presidente Guerra destacou que é importante que o Legislativo esteja ao lado destes empreendimentos pois, além dos empregos diretos, muitas outras empresas de porte acabam vindo para o município. A prefeita lembrou a caso das indústrias de auto-peças, que se agregam à indústria automobilística e procuram estar perto para diminuir custos.

A área não será doada para a Gurgel, mas cedida por dez anos e, somente depois deste prazo, haverá a doação. “Eles não precisam apresentar a propriedade porque não vão usar recursos do BNDES, mas sim recursos próprios”, explicou a prefeita.

Simone informou que as empresas que se instalarem na cidade terão que garantir dois terços dos empregos oferecidos para moradores locais.

Ela contou ainda que a prefeitura vai receber, em doação da Gurgel, três pick-ups triciclo a diesel, que é o atual produto da fábrica, para auxiliar no serviço público de limpeza. Os caminhões são basculantes e têm capacidade para uma tonelada, com consumo baixíssimo de um litro de combustível para cada 30 quilômetros rodados.

 

PRODUTOS DA EMPRESA

A fábrica Shallper adquiriu o direito de usar a marca Gurgel, desde o ano passado. A Gurgel teve falência decretada em 1994, mas a Shallper assumiu a marca Gurgel, sem ficar com a massa falida.

Após adquirir a marca, passou a fabricar a pick-upTriciclo Agrícola Gurgel TA-01, um utilitário a diesel, com grande desempenho para propriedades agrícolas e ambiente interno de fábricas.

De acordo com o proprietário, Paulo Emílio Freire Lemos, o objetivo é ampliar o leque de produtos, passando a fabricar ainda outros dois modelos de utilitários e um carro de linha popular, a Romiseta, que já foi um ícone no mercado nacional.

Ele afirmou que, para isso, já tem os projetos e a autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Lemos garantiu, ainda, que haverá capacitação da mão-de-obra dos três-lagoenses para que possam trabalhar na fábrica. “Nossa linha de produção é quase toda manual. Usamos a simplicidade com qualidade, como fator para reduzir custos e gerar empregos”, afirmou.

 



 
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31
12/03/2024 11:36