WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Médicos e dentistas recebem comenda por serviços prestados ao município
 
Comenda foi criada por decreto


>>23/10/2019

Com o plenário lotado, a Câmara Municipal de Três Lagoas realizou solenidade, na noite de terça-feira (22), para outorga da “Comenda Dentista Ruth Filgueiras” a profissionais da odontologia e a “Comenda Médico Pelópidas Gouveia” a profissionais da medicina que atuam no município. Estas honrarias foram constituídas por Decreto, no ano do centenário da Câmara, por propositura do vereador Tonhão.

Ele presidiu a solenidade, por concessão do presidente André Bittencourt e, em seu pronunciamento, destacou que a iniciativa tem o objetivo de homenagear pessoas que, ao longo do tempo, atuaram e ainda atuam em prol do desenvolvimento e fortalecimento de Três Lagoas. Também explicou que a comenda recebe os nomes de Pelópidas Gouveia de Ruth Filgueiras, que foram o primeiro médico e primeira dentista a atuarem no município, como forma de resgatar a história. De acordo com o decreto, cada vereador pode indicar um médico e um dentista para receber a honraria, composta de medalha e diploma.

“Realizamos a primeira entrega em 2015, sempre homenageando que teve participação edificante no desenvolvimento de nossa cidade. Foi uma iniciativa com o ex-vereador Jorge Martinho e todos nós, vereadores, temos orgulho e nos sentimos honrados em conceder estas homenagens, colocando cada homenageado no alto grau da profissão porque eles dignificam a profissão que exercem”, disse Tonhão.

O médico Ernani Vilela, presidente da Associação Médica de Três Lagoas, representou a categoria, na tribuna, parabenizando os colegas e fazendo relato de como a prática da medicina evolui na cidade, seja pela quantidade de profissionais, seja pelos avanços da tecnologia, principalmente de diagnóstico.

Mamed Irabi, presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Três Lagoas, também destacou a evolução da profissão e o fato de mais pessoas terem acesso aos serviços odontológicos. Ele passou a palavra ao dentista Hélio Morales Leal, homenageado no evento. “Ter uma profissão é algo maravilhoso, uma que trata do ser humano é muito melhor. Tratar do ser humano não tem preço. Sabemos que são profissionais bem remunerados, mas a satisfação da cura é enorme”, frisou.

O vice-prefeito Paulo Salomão, que também é médico, compôs a mesa de honra e falou, representando o Executivo municipal. “Todos fazem jus à homenagem. Recebam o abraço da administração municipal. A palavra é merecimento e agradecimento, pois vocês cuidam e dão sustentabilidade à saúde no Bolsão, ajudam a cidade a ser referência, atrás do diploma há lágrimas, sofrimento, afastamento da família e isso precisar ser reconhecido”, disse.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o ex-vereador Jorge Martinho, um dos autores do projeto, também esteve na mesa de honra. “Para falar da importância de de cada um, uma hora seria pouco, porque sei da importância de cada homenageado. As vidas da minha família estão embaralhadas com a saúde e sabemos o que isso representa. Infelizmente não tem como a homenagem ser entregue a todos”, afirmou.

Confira quem foram os 32 homenageados da noite:
Adriano Rodrigues: Médico Carlos Fernando da Câmara Nery e dentista Rodrigo Peres Urban
André Bittencourt: Ivan Luiz Daur de Medeiros e Joel Carlos Moreira Junior
Apóstolo Ivanildo: Enéias dos Santos Cano e Djalma Morilla Lima
Celso Yamaguti: Luiz Satochi Fukagawa e Michela Melissa Duarte Seixas Sostena
Davis Martinelli: Marco Lúcio Trajano dos Santos e Luzia Aparecida Moreira Queiroz
Flodoaldo Moreno: Marcia Leda Hamehd Farinazzo e Caroline Garcia de Lima
Gilmar Garcia: Rafael Tibiriça Loureiro da Rosa e Cinthya Raffa Teixeira Irabi
Isabel Cristina: Antonio João Campos de Carvalho e Marcos Antonio Campos de Faria
Jorge Queiroz: Ibsen Arsioli Pinho e Sebastião Batista Custódio
Luiz Akira: Alfredo Taira e Luciane Mitsu Nakamiti
Marcus Bazé: Laércio Clemente de França Filho e Christian Castro Mancini de Souza
Reneé Venâncio: Dirceu Garcia Dias e Hélio Morales Leal
Sirlene Pereira, Tonhão e Realino: Marcus Vinicius Velasques Bruzadin, Ernani José Vilela dos Reis, Cassiano Rojas Maia (médicos) e Carla Jorge Sanches, Ramez Hassan Mahmoud e Ana Paula Barros Martins (dentistas)
Vagner Tenório (Silverado): Jairo Queiroz Jorge e José Simões Soares



 
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31
12/03/2024 11:36