Condições seguras de trânsito e remodelações no sistema viário de Três Lagoas têm sido uma das maiores preocupações dos vereadores. Na sessão do dia 3 de maio, o vereador Ângelo Guerreiro apresentou indicação para que seja feito calçadão na rua Paranaíba, entre as ruas João Carrato e Elmano Soares, numa tentativa de revitalizar o centro da cidade.
Segundo Guerreiro, o calçadão vai revigorar a imagem do centro, e dará um novo destaque ao urbanismo e fomentará o comércio.
A reivindicação teve imediato apoio dos outros vereadores. Antônio Rialino afirmou que já conversou com a prefeita sobre a viabilidade de implantar o calçadão. O vereador Gil lembrou que é comerciante na região central e que o comércio só tem a ganhar com o fechamento das ruas para o tráfego dos veículos.
A vereadora Vera Helena aproveitou para defender mais uma vez a implantação da chamada Zona Azul, com regulamentação de tempo para o estacionamento no centro de Três Lagoas.
Os vereadores também apresentaram várias indicações, reivindicando que o Departamento Municipal de Trânsito instale redutores de velocidade, em diversos pontos da cidade, devido à alta velocidade que os veículos vêem desenvolvendo, com graves riscos para todos.
Entre estes pontos, estão as proximidades da escola Dom Aquino Corrêa, na avenida Clodoaldo Garcia, e na rua Bruno Garcia, em frente ao Hospital Unimed, como sugestões do vereador Rialino. Já o vereador Gil indicou a colocação de taxões em frente ao Projeto Elo, na rua Hamilcar Congro Bastos, entre a avenida Eloy Chaves e a rua Generoso Siqueira.
O vereador Tonhão sugeriu que seja desenvolvido um amplo debate para remodelar o trânsito na cidade, através de um planejamento que inclua instalação de semáforos em novos locais – em indicações passadas, vereadores pediram este equipamento no cruzamento da rua Duque de Caxias com a avenida Rosário Congro e na avenida Clodoaldo Garcia, por exemplo -, mais ruas com estacionamento em 45 graus e o próprio calçadão.
Há algumas semanas, os vereadores vêm apresentando indicações sobre o trânsito na cidade. Uma delas, do vereador Jorginho do Gás, pede mão única na rua João Dantas Filgueira, em função do grande tráfego no local, que deve ser intensificado com inauguração de um supermercado. O vereador Cláudio César reivindicou o colocação de redutores em frente à escola municipal Maria Eulália Vieira e teve a sugestão acatada pela prefeitura.
Por causa deste atendimento, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Augusto Morila Guerra, enviou um ofício de agradecimento à prefeita Simone Tebet e pediu ainda a colocação de sinalização vertical e horizontal, orientando sobre a existência da lombada.