WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Médica dá mais detalhes sobre atendimento feito a gestante
 


>>16/12/2019


A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Três Lagoas, formada pelos vereadores apóstolo Ivanildo (presidente), Sirlene (membro) e Cristina (relatora), reuniu-se no Plenário da Câmara, na manhã desta segunda-feira (16) e ouviu a médica Larissa Ferraz.
O objetivo foi obter mais detalhes sobre o atendimento da gestante Thais Marques, em agosto e setembro, pela médica.
A médica afirmou que lembrava do caso, de bastante coisa, relatou o atendimento e orientações dadas a paciente, nos dois momentos.
O dia que a paciente buscou hospital e foi constatada a morte do bebê - no mesmo plantão de Larissa - foi detalhado pela médica, inclusive, diálogos com a paciente e a mãe da mesma.
Ivanildo questionou a médica sobre o atendimento, se poderia ter sido feito algo diferente e pediu um parecer técnico da médica, já que a paciente foi várias vezes ao hospital, passando por outros médicos e todas as orientações era que a gestante retornasse pra casa.
Larissa afirmou que através da triagem e exames, foi constatado que não havia batimento cardíaco e que o bebê estava morto, na barriga da gestante, durante o atendimento, no início de setembro.
Ela ainda ressaltou que segue todos os protocolos recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e que não é tão fácil diagnosticar a morte fetal.
Sirlene e Cristina questionaram a médica sobre alguns relatos da mãe da paciente feitos à Comissão, na semana passada, sobre a postura da equipe da saúde, referentes aos gritos da paciente.
Os representantes da Comissão agradeceram a presença e colaboração da médica. Todo o depoimento foi transmitido ao vivo e ficará disponível, no Youtube, através de Cidadania Canal.
Ao finalizar, Larissa relatou que os médicos são extremamente cobrados e que hoje com mais dois plantonistas, atuando no hospital, a rotina de atendimento melhorou e é preciso dar mais orientação para a população, pensar nas outras grávidas.
Ivanildo, por sua vez, quis saber se há comissões e apurações feitas tanto no hospital, quanto pelo Conselho de Medicina, sobre o caso em questão, o que foi confirmado pela médica.
A enfermeira Anne também foi convocada, mas não compareceu e nem justificou a ausência.

 

 

 

 



 
12/03/2024 11:36
05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00
27/02/2024 11:00
21/02/2024 11:05