WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
AUTORIDADES PEDEM UNIÃO PARA INDUSTRIALIZAÇÃO FORTE
 
Geração de emprego, renda, qualificação e benefícios sociais foram debatidos pelos presentes


>>06/05/2005

Autoridades estaduais e municipais discutiram, na noite de quinta-feira (5), questões relativas ao desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, capacitação de mão de obra, requalificação profissional e fornecimento de microcrédito para incentivar pequenos empresários a ampliar seus negócios.
Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal e entre os presentes houve consenso de que poder público, empresários, sindicatos e entidades devem unir forças para buscar mecanismos para que o desenvolvimento econômico do município cause o menor impacto social possível e que realmente haja avanço para os trabalhadores.
Também foram discutidos aspectos da relação entre empregadores e empregados, destacando a necessidade de melhores condições de segurança no ambiente de trabalho, transporte e de relacionamento para que haja adaptação à cultura industrial.
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, Luiz Alberto Gusmão, apresentou um panorama das políticas municipais, destacando que dentro de um ano serão abertos 3,5 mil postos de trabalho diretos, com emprego legal de dois terços das vagas para moradores da cidade. Ele afirmou ainda que a prefeita Simone Tebet está empenhada na construção de casas populares e na capacitação da mão de obra.
Representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o professor mestre José Carlos Ziliani relatou que está sendo desenvolvido um programa de pesquisa universitária, há um ano e quatro meses, para tentar entender o processo de industrialização da cidade. “As estatísticas ainda são preliminares, mas não são diferentes de outras cidades, onde houve um movimento de industrialização”, afirmou.
O Banco do Povo foi representado por Carlos Jacinto de Lima, que explicou como funcionam as linhas de crédito para micro e pequenos empresários, atualmente presente em 19 cidades do Mato Grosso do Sul.
Segundo ele, já foram realizadas 450 operações de microcrédito em Três Lagoas, com um total de R$ 750 mil investidos. Ele explicou que a instituição faz palestras para divulgar o programa.
Já o coordenador das Ações de Trabalho da Fundação do Trabalho (Funtrab), Celso Afonso Brixner, informou sobre os programas do governo do Estado para a geração de renda, primeiro emprego e qualificação profissional.
O vereador Gilsemar José Ferreira defendeu a luta por melhores condições de segurança, seja nas fábricas ou no trajeto dos trabalhadores para as indústrias. Gil lembrou que, no último mês, dois trabalhadores foram vítimas fatais em acidentes de trânsito, enquanto se deslocavam para o trabalho.
O vereador Cláudio César afirmou que a industrialização é muito boa na geração de empregos, mas afirmou que também gera problemas que o poder público tem que antever. Ele ressaltou que a qualificação profissional de novos profissionais e a requalificação dos antigos é de suma importância para que o emprego, que é o foco principal da industrialização, seja pleno e beneficie o três-lagoense.
Com este panorama de sugestões e das ações desenvolvidas em âmbito municipal e estadual, na tentativa de consolidar a industrialização do município, a audiência pública foi aberta para a platéia, que fez perguntas e, principalmente, levantou problemas, como o preconceito sofrido pelos trabalhadores e as dificuldades culturais.
A audiência pública foi realizada a partir de sugestão dos vereadores petistas Gilmar Garcia Tosta e Cláudio César. Também estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara, José Augusto Morila Guerra, e os vereadores Ângelo Guerreiro, Vera Helena, Jorge Aparecido Queiroz, Valdomiro Aguirre. Diretores de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Senai, Agência Pública de Empregos e Ministério do Trabalho também prestigiaram a audiência pública.



 
 
12/03/2024 11:36
05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00
27/02/2024 11:00
21/02/2024 11:05