WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara cede tribuna para entidades e profissionais falarem de assuntos de interesse público
 
Sessão foi a 45ª do ano


>>27/09/2021

Na sessão desta segunda-feira (27), a tribuna livre da Câmara Municipal de Três Lagoas foi usada por vários representantes da comunidade, os quais apresentaram vários assuntos de interesse público.

O presidente da União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM), Celso José de Souza, explanou sobre a relevância das atividades comunitárias e também sobre a formação de associações de moradores nos bairros da cidade, com vistas ao crescimento e desenvolvimento.

Segundo ele, a UTAM necessita voltar a atuar amplamente, está reorganizando os documentos, de forma a se enquadrar às leis do terceiro setor. Celso afirmou que a associação está buscando autonomia para que possa atuar com independência. Também

iniciou trabalho nos bairros Novo Oeste/Orestinho para mostrar a importância da organização e do síndico para a população.

Celso parabenizou a organização da ocupação no bairro São João, lembrando da necessidade de seguir diretrizes legais. Ele ressaltou que a UTAM está organizando documentação, visando a reorganização das associações dos bairros. Citou recente edital para que os coordenadores dos 37 espaços comunitários forneçam informações sobre a situação de cada um destes espaços. “Precisamos voltar a ter um conselho forte, com atuação real e relevante para a comunidade, para ajudar Executivo e Legislativo para melhorar, avançar, buscar recursos disponíveis. A sociedade civil organizada precisa ter consciência e buscar os direitos”, afirmou.

Também fez uso da tribuna livre o professor Vitor Vagner Neto de Oliveira, representante do Sindicato dos Docentes da Universidade  Federal de Mato Grosso do Sul – ADUFMS/ Seção Sindical do Andes/ subseção de Três Lagoas. Ele falou sobre as condições sociais e econômicas atuais e que levaram famílias a ocuparem uma área chamada de “ocupação São João, destacando que as mesmas buscam um teto. Segundo ele, o déficit habitacional é grande, atinge principalmente mulheres negras e necessita de políticas públicas para ser sanado. Também afirmou que serão encaminhadas, aos vereadores, sugestões de legislação para atender a demanda habitacional.

A moradora Marlene dos Santos Pedro, que participa da ocupação, também explanou sobre as necessidades das famílias e solicitou que os vereadores revisem a lei 3717, a qual veta a participação, nos projetos habitacionais municipais,  de pessoas que fazem ocupação em área pública. Ainda solicitou um programa de lote urbano para que façam mutirão de construção de casas.

Enfim, para falar sobre a prevenção ao suicídio e políticas para a saúde mental, encerrando a Campanha do Setembro Amarelo, a tribuna livre foi usada pela psiquiatra Priscila Raquel Salomão e pela psicóloga Daniela Brito.

A médica Priscila explicou como funciona a rede de atendimento em Três Lagoas, desde o acolhimento nas unidades básicas de saúde, até o encaminhamento para o atendimento adequado, seja ambulatorial (casos leves e moderados), no Capes/AD (dependentes de álcool e drogas) ou no Capes 2 ( casos mais graves).  Ela ressaltou a importância do tratamento precoce, lembrando que tudo começa na atenção médica e familiar para detectar os sinais de transtornos psiquiátricos e emocionais que podem evoluir para o suicídio.

A psicóloga Daniela Brito também destacou a prevenção e a escuta atenta e qualificada como o primeiro meio de evitar a evolução para o suicídio. Ela falou da importância de se buscar ajuda profissional e da necessidade de quebrar os tabus sobre as doenças psíquicas. “Não é frescura. Cada vez a população adoece mais”, afirmou.

Homenagem

A sessão também foi marcada por homenagens e lembranças à figura da ex-vereadora Visitação Veron da Motta, a Tia Nega, falecida dia 20 de setembro. Foi aprovada moção de pesar à família, por propositura de todos os vereadores. O filho de Tia Nega, vereador Paulo Veron, agradeceu a todas as manifestações de pesar, carinho e apoio que agentes políticos e a população mostraram à sua família.

Moções

No início da sessão, o vereador Vagner Silverado concedeu moção de congratulação a Fernando Varoni Martins e a Fernando Iarossi Pinto, pela participação no Team Roping (prova do laço), representando Três Lagoas e conquistando premiação.

 



 
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31
12/03/2024 11:36