Começou a tramitar na Câmara Municipal de Três Lagoas um projeto de lei que obriga o município a instituir a disciplina de educação no trânsito na grade curricular.
O projeto é de autoria do vereador Cláudio César (PT), que explicou a necessidade de preparar as crianças, desde cedo, para que aprendam a lidar com o trânsito, um dos motivos de prejuízos materiais e de danos físicos a condutores e pedestres.
Na justificativa do projeto, é lembrado que o Código Brasileiro de Trânsito prevê a parceria entre a rede de ensino dos municípios, estados e União e os agentes de fiscalização, como Detran. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) institui a transversalidade de temas do dia-a-dia dentro do currículo escolar.
A assessoria jurídica vai avaliar a legalidade do projeto para que ele volte ao plenário para votação.
“Acredito que os vereadores aprovarão o projeto em sua íntegra porque ele como finalidade preparar uma nova geração de pessoas mais responsáveis pela segurança no trânsito de nossa cidade. Temos que nos lembrar do crescimento do município e do trânsito cada dia mais complicado que temos enfrentado”, afirmou Cláudio César.
Ele aproveitou para lembrar sobre a recente mudança nas mãos de trânsito no centro da cidade, afirmando que as ruas Zuleide Peres Tabox e Joaquim Murtinho ficaram muito perigosas. “As pessoas não foram informadas corretamente ou passam desapercebidas pelo local. Há riscos de muitos acidentes. Temos que parabenizar o Departamento Municipal de Trânsito, que tem mostrado diversos serviços à população, mas é preciso tomar providências quando a estas ruas”, disse o vereador em pronunciamento na Câmara, nesta terça-feira (9).