O presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador José Augusto Morila Guerra, fez um pronunciamento em defesa do meio ambiente, na última terça-feira (16).
“Precisamos enfrentar esta situação com mais rigor”, afirmou Guerra, que falou da importância das árvores e que as leis municipais devem ser mais severas no que diz respeito ao assunto.
Ele criticou os baixos valores das multas para quem corta sem autorização, hoje em R$ 88,00, e a determinação de que sejam replantadas outras mudas em substituição àquelas derrubadas. Segundo Guerra, estas medidas não são suficientes para coibir os abusos que muitas pessoas vêem cometendo contra o meio ambiente. Ele lembrou que uma cidade quente como Três Lagoas necessita de muitas áreas verdes para melhorar a qualidade de vida. Na opinião do presidente, as multas devem chegar a R$ 1,5 mil, em comum acordo com a Promotoria do Meio Ambiente.
Por conta disso, Guerra solicitou à Prefeitura que encaminhe um Projeto de Lei para a Câmara, dispondo sobre alteração do Código de Postura, no que refere à fiscalização e multa para quem corta árvores, bem como da Lei 1456/98, que está relacionada à disciplina sobre a vegetação em Três Lagoas.