WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Trânsito será tema de audiência pública em setembro
 
Milton Silveira, do Departamento de Trânsito, explicou mudanças aos vereadores


>>23/08/2005

Implantação da Zona Azul e criação de policiamento municipal para fiscalizar o cumprimento das leis estão entre os temas a ser debatidos com todos os setores sociais.

A Câmara Municipal promoverá, junto com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), uma audiência pública para discutir alguns problemas no trânsito e no estacionamento no centro da cidade, no dia 14 de setembro. A decisão foi tomada após reunião entre os vereadores e o diretor do DMT, Milton Gomes Silveira.
Os principais pontos a serem discutidos na audiência pública são a possibilidade de criação do estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul, e as formas de policiamento e fiscalização das leis de trânsito de Três Lagoas.
O objetivo é reunir todos os envolvidos nas questões, como a Polícia Militar, sindicatos de trabalhadores no comércio e nos bancos, comerciantes, clubes de serviços, autoridades do trânsito, parlamentares e Ministério Público para debater a pertinência de implantar a Zona Azul, como meio de liberar vagas de estacionamento no centro da cidade. Este problema que tem sido enfrentado diariamente pela população, que reclama que as vagas existentes são ocupadas pelos próprios trabalhadores do comércio e dos bancos, impedindo que os consumidores, que estacionariam por períodos curtos, tenham lugar para parar.
Em relação ao outro ponto, foi discutida a possibilidade da Prefeitura instituir um policiamento municipal para ajudar na fiscalização e ações de educação para o trânsito. Este aspecto também será tema das discussões marcadas para a audiência pública.
Visita
A visita do diretor do DMT à Câmara teve como objetivo explicar aos vereadores as mudanças feitas recentemente no trânsito da cidade e apresentar planos de novas alterações que estão em estudo. Normalmente, os vereadores têm apresentado grande volume de indicações voltadas para resolução de problemas no trânsito. De acordo com Silveira, as adequações à mudança nas mãos das ruas do centro estão em andamento e, nos próximos dias, condutores e pedestres estarão adaptados às alterações.
Ele explicou que, para resolver as questões imediatas de estacionamento, será ampliada a quantidade de vagas de estacionamento em 45 graus para carros e diminuídas para motocicletas. Além disso, haverá alteração nas paradas de motos em esquinas onde a visibilidade fica prejudicada para os motoristas. Silveira informou ainda que mais quadras deverão ser adaptadas para ter o estacionamento em 45 graus.
Outra resolução já tomada, que depende somente de liberação de recursos estaduais para implantar é a de cinco novos semáforos, nos cruzamentos da avenida Filinto Muller com Olintho Mancini; da rua Paranaíba com a Filinto Muller; da rua Duque de Caxias com a avenida Rosário Congro; da rua Elmano Soares com a Olintho Mancini e da rua Maria Guilhermina Esteves com a avenida Clodoaldo Garcia.
Durante o encontro, os vereadores também discutiram iniciativas necessárias, como a colocação de tachões ou lombadas em várias partes da cidade, a carga de descarga de mercadorias no comércio central, os retornos e cruzamentos perigosos em avenidas e a necessidade de ampla divulgação popular sobre as mudanças que o município implementar no trânsito.


 
 
03/12/2024 10:07
26/11/2024 10:41
19/11/2024 11:32
19/11/2024 09:00
12/11/2024 11:30