O turismo em Três Lagoas será tema de pronunciamento na Câmara Municipal, no dia 13 de setembro. Representantes do grupo de Gestão Estratégica e Orientação para Resultados (Geor), do Sebrae Nacional vão apresentar aos vereadores a importância econômica e social do setor, ressaltando as necessidades de ser criada legislação que regulamente a atividade no município.
Segundo a consultora do Sebrae, Vanessa Leite, desde março foi firmado convênio com a Prefeitura, buscando implementar ações para aumentar o tempo de permanência do turista de dois para quatro dias e para aumentar em 20% a comercialização de artesanato produzido na cidade.
Para isso, têm sido realizadas palestras de sensibilização da comunidade para falar da importância do setor, como ele já está em funcionamento, com o turismo de negócios e eventos, representado pelos leilões, motoshow e outras festas, por exemplo. Também são realizadas capacitações com os artesãos, buscando a identidade local para o artesanato, a criação de novas peças e uma padronização.
Já na Câmara Municipal, o grupo quer mostrar que a legislação pode auxiliar no processo de desenvolvimento da atividade. A tribuna será usada por quinze minutos. Os assessores municipais de turismo, Ana Paula Areias Van Der Laan e Idevaldo Garcia, e a consultora do Sebrae, Vanessa Leite, fizeram uma pré-apresentação da proposta ao presidente da Câmara, José Augusto Morila Guerra, nesta quarta-feira (24).