WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara promove audiência pública sobre trânsito em Três Lagoas, dia 14
 
Zona Azul e policiamento municipal serão temas da audiência


>>13/09/2005

Mudanças realizadas no trânsito de Três Lagoas e novas medidas para aumentar a fluidez, a segurança e as vagas para estacionamento no centro serão temas de audiência pública que ocorrerá nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Três Lagoas.
A audiência já vinha sendo reivindicada por alguns vereadores e foi agendada após visita do diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Milton Gomes Silveira, aos vereadores.
Na reunião, foram discutidos diversos aspectos do trânsito na cidade, como colocação de lombadas e tachões, lombadas eletrônicas, instalação de mais semáforos e a polêmica da falta de estacionamento no centro da cidade durante toda a semana e nos sábados em que o comércio permanece aberto o dia inteiro.
Como proposta, os vereadores sugeriram a implantação da Zona Azul, uma modalidade de estacionamento rotativo e pago por tempo de uso. A idéia é que as pessoas não ocupem uma mesma vaga quase o dia inteiro, possibilitando que aqueles motoristas que fazem paradas curtas também tenham local para isso.
Além disso, diante da dificuldade de fiscalização municipal, apontada pelo diretor do DMT, os vereadores discutiram a criação da guarda municipal, que poderia ser encarregada de fiscalizar tanto o descumprimento de leis de trânsito como o estacionamento regulamentado do estacionamento.
A intenção é que entidades representativas da sociedade organizada possam opinar sobre a aprovação popular para a Zona Azul, facilitando a negociação de sua implantação junto ao Executivo Municipal. “Temos que saber se a comunidade é favorável à Zona Azul porque assim será mais fácil encaminhar o pedido para a prefeita. Acreditamos que ela também quer ouvir a população sobre o assunto, antes de qualquer decisão. A princípio, sabemos que o trânsito de nossa cidade cresceu muito, tem oferecido muitos riscos e o estacionamento no centro está cada dia mais difícil. Por isso, são necessárias novas ações”, afirmou o presidente da Câmara, José Augusto Morila Guerra.
Estão convidados para a audiência, representantes de sindicatos, da OAB, Detran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, DMT, faculdades, clubes de serviços e entidades organizadas.
Preocupação
O trânsito em Três Lagoas tem sido uma constante preocupação dos vereadores, seja através de indicações ao DMT e à Polícia Militar, ou através de pronunciamentos e projetos de lei.
Gilsemar José Ferreira, o Gil, é um dos vereadores que vinham sugerindo a realização da audiência pública, por entender que a população deve discutir os problemas com o Poder Público e, juntos, buscarem soluções.
Já o vereador Cláudio César (PT) apresentou projeto de lei que está em tramitação, tornando obrigatória a inclusão da educação de trânsito no currículo das escolas públicas municipais.
A vereadora Vera Helena é uma das que mais defendem a Zona Azul, chegando a ter organizado um estudo preliminar no centro. Ela contou que estacionou dois veículos na rua Paranaíba, às 7h30, quando os comerciantes e comerciários começam a chegar. Por volta das 9h não havia mais nenhuma vaga. Após a saída dos veículos, as vagas deixadas por ela foram as únicas disponíveis durante todo o período matutino, conforme ela e assessores observaram. “Isso demonstra que as vagas são ocupadas pelo pessoal do comércio e os consumidores têm que procurar em outras ruas”, afirmou.
Os vereadores também têm encaminhado diversos pedidos para instalação de lombadas e tachões em locais de trânsito perigoso e faixas de pedestre próxima a escolas, o que tem recebido atendimento do DMT.




 
03/12/2024 10:07
26/11/2024 10:41
19/11/2024 11:32
19/11/2024 09:00
12/11/2024 11:30