WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores entregam "Título Artesão de Excelência" durante sessão solene
 
Sessão solene foi realiza dia 20 de março


>>20/03/2023

Com objetivo de homenagear artistas três-lagoenses, a Câmara Municipal de Três Lagoas entregou, na noite de segunda-feira (20), o “Título Artesão de Excelência”, comemorando o Dia do Artesão, 19 de março. O presidente da Casa, Doutor Cassiano Maia abriu a sessão solene destacando a dificuldade em escolher apenas um homenageado, já que todos conhecem e reconhecem a excelência de inúmeros trabalhadores do setor. Ele parabenizou a todos.

Os homenageados com o título foram:

Maria da Graça Rocha Aguirre - vereadora Marisa Rocha

Gisele dos Santos Batista – vereador Vagner Silverado

Marlene Moura Alves – vereador Tonhão

Jovani Garcia de Oliveira - vereador Breno César

José Miguel Leite -  “in memoriam” – vereador Dr Cassiano Maia

Gilmar Leite (Gil do Jupiá) – vereador Davis Martinelli

Lázara Regina Costa Soares - vereadorMarcus Bazé

Maria Francisca Navarro – vereadora Sirlene dos Santos

Geovane Lins Pereira – vereadorAndré Bittencourt

Vanessa Aparecida Soares – vereador Britão do Povão

Bruna de Oliveira Cândido Apolinário – vereador Sargento Rodrigues

Vera Lúcia Dutra de Mello – vereadora Evalda Reis

Presciliana Alves Mello – vereadora Sayuri Baez

Maria José da Silva - vereador Dr Issam Fares Júnior

Eduardo Nakamura – vereadora Charlene Bortoleto

A presidente da Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul (ACLAMS), Aline Araújo Gonçalves, entidade que auxiliou na realização da primeira edição da entrega dos títulos, também usou a palavra para agradecer a valorização dos artesãos. “Sabemos que o artesanato, atualmente, vai além de hobbie e passatempo. Ele é terapia e geração de renda. Por isso, precisamos, cada vez mais, fortalecer a nossa classe”, disse Aline.

O ex-vereador e escultor, Gil do Jupiá, falou em nome da categoria e ressaltou as dificuldades que cada um encontra para sobreviver na profissão. Também lembrou a trajetória do seu pai, Zé Miguel, o mais tradicional escultor da cidade, e o legado que deixou para o município e para sua família. Atualmente, Gil segue na arte do pai e ainda ensina o seu filho, para levar a tradição para ao futuro.

O vereador Marcus Bazé, autor da lei que criou o título, afirmou que tem buscado apoiar os artesãos três-lagoenses, que há alguns anos não tinham nem mesmo local para expor. Assim, ele foi autor da lei nº 2750, de 2013, que obriga a disponibilização de espaço para exposição e venda de artesanatos em todos os eventos e festividades organizados ou beneficiados com aporte de recursos municipais. Desde aquela época, a categoria passou a expor nos mais diversos eventos, alavancando renda e divulgando a cultura local.

Já o título pela excelência no trabalho artesanal e promoção da arte e cultura foi criado em 2020 e teria sua primeira edição naquele ano. No entanto, Bazé contou que foi o primeiro evento cancelado devido à decretação da pandemia. Para realizá-lo, o vereador contou com o apoio da Aclams e da Associação Três-Lagoense de Artesãos (ATAR).

Os homenageados ainda expuseram uma amostra de seus trabalhos, durante o coquetel. Foram peças em crochê, costura criativa, esculturas em cimento, bordado, madeira, celulose, MDF, entre outras técnicas e materiais.

A mesa foi composta pelo presidente da Câmara, Cassiano Maia; pelo vereador propositor da lei, Marcus Bazé; pela presidente da Aclams, Aline Gonçalves; o primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Sargento Rodrigues; a segunda vice-presidente, Evalda Reis; o primeiro-secretário, vereador Negu Breno; o segundo-secretário, Dr Issam Fares Júnior; pelo comandante da 3ª Bateria Antiaérea, capitão Machado; pelo tenente-coronel Ormai, representando o comando do 2º Batalhão, e o diretor municipal de Cultura, Heriksen Plesley.



 
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00