Além dos atendimentos, a intenção do projeto é aproximar vereadores e comunidade, para que a população conheça a forma de trabalho dos parlamentares e possa levar até eles as reivindicações dos bairros, durante a sessão extraordinária realizada na escola. Assim, a presidente da Vila Piloto, Elizângela Santos, apresentou duas das principais questões do local que, segundo ela, são a quitação de casas junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e a efetivação da unidade mista de segurança.
Ela explicou que as casas foram compradas junto à CDHU e as dívidas transferidas para a CEF, com a promessa de que haveria a quitação. No entanto, os proprietários não receberam mais boletos e suas dívidas foram se acumulando. Agora, eles lutam para dar fim á dívida e para quitar quitar os imóveis definitivamente. "O bairro tem sido muito beneficiado, mas ainda precisamos destes apoios. Também é necessário trazer mais asfalto", afirmou.
O presidente Guerra se prontificou a receber uma comissão de moradores e marcar uma reunião com a CEF para encaminhar as negociações. O vereador Antônio Rialino afirmou que a prefeita Simone Tebet o informou que já foi formalizado um contrato com a Caixa, o que vai possibilitar a resolução da questão.
O vereador Tonhão também lembrou que os moradores de 350 casas invadidas há anos atrás esperam que seja instalada iluminação no local e rede de telefonia, conforme foi reivindicado a ele, por um grupo de moradores, um pouco antes do início da sessão.
Morador da Cohab no Jardim Alvorada durante muitos anos, o vereador Gilsemar José Ferreira (Gil), afirmou que entendia o drama das famílias e a insegurança enquanto a quitação não acontece. O vereador Jorginho do Gás colocou-se à disposição da comunidade para atender levar as reivindicações ao poder público, buscando resolver os problemas.Ângelo Guerreiro destacou a importância da "Câmara no Bairro" e a importância da atuação da prefeitura na Vila Piloto.
Já Cláudio César que é morador do bairro lembrou os vereadores têm sido de extrema importância, levando diversas indicações valorizando o bairro para a prefeitura e que ele tem visto a disposição da prefeita em procurar atender.
Gilmar Garcia Tosta destacou a importância do trabalho coletivo entre o Legislativo e o Executivo para o sucesso da "Câmara no Bairro". A vereadora Vera Helena lembrou-se que conhece a Vila Piloto desde a época que trabalhava com educação para higiene bucal na rede de ensino. "Hoje sabemos que o bairro precisa de dois principais atendimentos, que são resolver o problema legal das casas e reforma na escola municipal e vamos trabalhar para ajudar no que for possível", afirmou. O vereador Guerra também lembrou que já existem diversos programas de assistência social no bairro e que, agora, cabe às autoridades, implementar a infra-estrutura.
A diretora da escola, Márcia Suely Maria de almeida, também apresentou as reivindicações, sendo que a principal é a ampliação no número de salas de aulas. Representando os vereadores, Cláudio César entregou uma placa de agradecimento pela acolhida na escola. Márcia ressaltou que o programa é de extrema importância para toda a população, mas principalmente para os alunos, que puderam receber lazer, serviços e cultura, além de uma aula de cidadania. "Espero que vocês voltem mais vezes. As portas estão abertas", disse.