A Câmara Municipal de Três Lagoas convidou o presidente da Sanesul, Antônio Carlos Navarrete Sanches, para explicar à população e autoridades, na próxima sessão, os motivos da empresa continuar fornecendo água do poço Palmito para boa parte da cidade.
A substituição do abastecimento da água do córrego Palmito por outra de melhor qualidade foi um dos assuntos mais debatidos na sessão da última terça-feira (20), na Câmara Municipal de Três Lagoas.
Um documento enviado pelo ex-vereador Carlos Nunes Zuque, lido na sessão, pede que os vereadores intermediem negociação com a Sanesul a fim de que seja interrompido o fornecimento da água, que é salobra e chega às torneiras com alta temperatura.
Zucão reclamou que a população enfrenta problemas de saúde e de conforto devido às condições da água e lembrou que o problema já é debatido há décadas, sem que haja qualquer providência. O ex-vereador afirmou que a Sanesul é uma empresa que obtém muito lucro, fornecendo a água mais cara do Estado, e que deveria atender melhor os consumidores.
O documento enviado por Zucão foi acompanhado por um abaixo-assinado de moradores dos bairros São Carlos, Jardim Planalto, São João, Vila Carioca, Guanabara, Santa Rita, Santa Terezinha, Vila Haro e bairros adjacentes, além de diretores e alunos das escolas infantis, municipais e estaduais da região.
Na mesma noite, o vereador Antônio Rialino apresentou um requerimento, pedindo que a Mesa promova uma audiência pública com o gerente regional da Sanesul para discutir a substituição da água do Palmito por outro sistema de abastecimento. Também, conjuntamente com o vereador Ângelo Guerreiro, Rialino indicou à Sanesul que construa um poço artesiano para fornecimento no bairro São Carlos.
O vereador Jorginho do Gás ocupou a tribuna para lembrar que também apresentou um abaixo-assinado com 300 assinaturas, recentemente, fazendo a mesma reivindicação. Ele afirmou que, em sua análise, a Sanesul tem mostrado descaso com a população ao fornecer a água do Palmito. “A resposta obtida até agora é que a água do Palmito é potável”, disse.
Rialino afirmou que as mudanças dependem apenas de vontade política da Sanesul. O presidente José Augusto Morila Guerra determinou que o vereador Cláudio César, em viagem a Campo Grande, formalize o convite a Navarrete, para estar presente à próxima sessão, onde o assunto poderá ser debatido.