O vereador Valdomiro Aguirre fez indicação requisitando que a Sanesul suspenda a cobrança da tarifa para as residências que são abastecidas com água do poço Palmito.
Na última sessão (27), o vereador ocupou a tribuna para pedir que fosse enviado ofício ao deputado estadual Jérson Domingos, requerendo que ele entre em entendimento com o diretor-presidente da Sanesul, Antônio Carlos Navarrete Sanches, solicitando o cancelamento das contas, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais.
“A Sanesul não tem nenhum custo para fornecimento desta água, pois não é feito qualquer tratamento. A água que o restante da população recebe precisa receber cloro e outros aditivos para ser consumida. A água do Palmito não precisa. Por isso, enquanto a Sanesul não resolve a questão, trocando o abastecimento por outra água de melhor qualidade, deve suspender a cobrança, já que não tem custo nenhum”, afirmou o vereador Aguirre.
O abastecimento com a água do poço Palmito tem gerado ampla mobilização popular e duras críticas dos vereadores à Sanesul. A água é salobra e termal, possui alto índice de cloro e desagrada a população por seu sabor salgado.
Vários abaixo-assinados já foram encaminhados no sentido de trocar o abastecimento, mas ainda não há uma definição por parte da Sanesul.