Prefeitura lança semana de trânsito com base em projeto de ex-vereador

Nome do mascote será escolhido pelas crianças

>>27/04/2009

A prefeitura lançou, com diversas parcerias, na manhã desta segunda-feira (27), a terceira Semana Municipal de Trânsito, como o tema “Pare e Pense – Quem respeita a vida está no caminho certo” e iniciativas inéditas no Mato Grosso do Sul, como a criação de um talonário simbólico de multas para que as crianças atuem como fiscalizadoras e orientadoras de adultos quanto ao cumprimento das leis de trânsito.
Alunos das escolas municipais Ramez Tebet e Maria Eulália Vieira participaram do lançamento da campanha que terá como público-alvo justamente as crianças em idade escolar, conforme prevê projeto de lei de autoria do ex-vereador Cláudio César (PMDB) aprovado na gestão passada.
Os vereadores Fernando Milan (PMDB) e Celso Yamaguti (DEM) participaram da solenidade, realizada no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, assim como o promotor de Justiça, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, e os parceiros da campanha: Capitão Muniz, do Corpo de Bombeiros, Inpetor Sílvio, da Polícia Rodoviária Federal, Capitão Edilson da Polícia Militar, Capitão Élcio Almeida, da Polícia Rodoviária Estadual, Milton Gomes Silveira, do Departamento Municipal de Trânsito, Cíntia Moura, da Secretaria Municipal de Educação. A representante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Regina Duarte, também prestigiou o evento.
De acordo com a chefe da divisão de Educação do Departamento Municipal de Trânsito, Creuza Ramos, a iniciativa de engajar as crianças na luta por um trânsito mais humano e menos violento tem como objetivo formar futuras gerações com melhor comportamento e, ao mesmo tempo, promover a conscientização de adultos e jovens que dirigem de forma irresponsável. “Os acidentes são provocados por vários motivos, sendo que o principal é a imprudência. A falta de cidadania se dá pela falta de educação. Por isso, estamos começamos com as crianças”, afirmou.
A representante do Cetran, Regina Duarte, enalteceu a iniciativa. “Três Lagoas é o único município do Estado com este novo olhar sobre o trânsito, que administra a questão como uma política pública”, avaliou ao citar que a administração está sensibilizada para a demanda de educação para o trânsito.
A prefeita Simone Tebet afirmou que o trânsito não é um problema para o futuro e sim do presente e destacou que as crianças estão bem informadas sobre o assunto e as leis que devem ser cumpridas. De forma didática, a prefeita explicou às crianças presentes que, na meia hora em que estiveram no anfiteatro, pelo menos quatro pessoas morreram em acidentes no Brasil, segundo as estatísticas. Porém ela lembrou que as famílias das vítimas não sofrem com os números oficiais, mas com a perda dos entes queridos.
A prefeita voltou a lembrar que o sucesso da campanha não depende somente da iniciativa do poder público, mas da participação da população.
Para o presidente da Câmara, Fernando Milan, a idéia do talonário de multas deverá ser muito bem aceito pelas crianças, público que já se preocupa com o cumprimento das leis. “Esta é uma excelente faixa de idade para fixar os conceitos. Temos certeza de que, na vida adulta, estas crianças vão se sentir obrigadas a agir de forma correta”, avaliou.
O lançamento da Semana de Trânsito contou ainda com a apresentação do mascote, cujo nome será dado em concurso entre crianças da rede de ensino. Os alunos receberão ainda uma camiseta da campanha.
Vídeo
A prefeitura também exibiu um vídeo com dados sobre os acidentes no país e na cidade, assim como mostrando casos de vítimas do trânsito em Três Lagoas.
De acordo com o trabalho, somente neste ano foram registrados 345 acidentes no município, sendo que 254 envolveram motocicletas e 59, ciclistas. Também informou que diariamente 200 pessoas morrem em decorrência de acidentes de trânsito, no Brasil, numa soma que chega a 80 mil anualmente. Deste total, cerca de 35 mil têm o envolvimento de jovens.

02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00