Vereadores apóiam reconhecimento de administrativos como técnicos educadores

Representantes do Sinted pediram que vereadores reivindiquem apoio junto a senadores

>>28/04/2009

Os vereadores de Três Lagoas vão encaminhar moção de apoio à aprovação de projeto de lei que tramita no Senado Federal e que muda o status dos funcionários administrativos da educação para técnicos educadores. A decisão foi tomada após reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) na manhã de terça-feira (28).
A moção será encaminhada aos parlamentares da bancada sul-matogrossense no Senado e na Câmara Federal, requisitando o apoio na hora da votação, prevista para o dia 14 de abril, com apoio dos vereadores professor Nuna Viana, Vera Helena, Jorge Martinho e Fernando Milan, (todos do PMDB), Celso Yamaguti (DEM), Ângelo Guerreiro (PDT), Marisa Rocha (PSB), Idevaldo Claudino (PT) Jorginho do Gás (PSDB), presentes à reunião.
Segundo a presidente do Sinted, Elaine Aparecida Pereira de Sá Costa, os representantes sindicais estão levando a mesma reivindicação a todas as câmaras do estado, visando mobilizar os senadores a aprovarem o projeto de lei. De acordo com ela, o projeto de autoria da senadora Fátima Cleide prevê mudanças no artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e reconhece a categoria dos administrativos como educadores. “Dentro da escola, todos os funcionários são educadores e não somente a tia da cantina ou do portão. É uma nova visão que valoriza o trabalhador e sua atuação junto aos alunos”, justificou Elaine.
Ela ainda informou aos vereadores que, em Três Lagoas, 300 técnicos, em parceria entre governos federal, estadual e municipal, já foram capacitados por meio do programa Pro-funcionário, com 1,2 mil horas/aula, para que sejam encaixados nesta nova visão. “Nossos técnicos já foram capacitados, falta apenas o reconhecimento”, declarou.
Os vereadores manifestaram-se favoráveis à reivindicação. Jorge Martinho disse que já vem discutindo a mesma abordagem para os administrativos da saúde, porque entende que a especialização é necessária.
O presidente Fernando Milan lembrou que, historicamente, os “tios” e “tias” das escolas públicas são responsáveis pela educação de milhares de crianças, deixando marcas boas na memória e exemplos de ética e moral.

Licença maternidade
As representantes do Sinted também pediram que a Câmara encaminhe moção de apoio aos deputados estaduais, reivindicando que, a exemplo da lei municipal em vigência em Três Lagoas, aprovem lei que estenda a licença maternidade das servidoras para seis meses. O pedido será encaminhado pelas vereadores Marisa Rocha e Vera Helena.

19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31