Bon Odori é prestigiado por vereadores e colônia japonesa

>>08/06/2009

A tradicional festa da colônia japonesa de Três Lagoas, o Bon Odori, foi prestigiada pelos vereadores Fernando Milan, Jorge Aparecido Queiroz e Celso Yamaguti, na noite do último sábado (6). Os três, juntamente com a prefeita Simone Tebet, a vice-prefeita Márcia Moura, o deputado estadual Akira Otsubo, o promotor de justiça Antônio Carlos de Oliveira, participaram da solenidade de abertura do evento, que dá início também as atividades comemorativas do aniversário de 94 anos de Três Lagoas, a ser comemorado, no próximo dia 15 de junho.

Em Três Lagoas, o Bon Odori está na sua 38ª edição. Neste ano, a solenidade de abertura da festa foi conduzida pelo presidente da Associação Nipo-Brasileira de Três Lagoas, Hiroshi Omichi, e também pelo diretor social da entidade, Luiz Sonehara.

“Este evento é feito com muito trabalho. Por isso, parabenizamos os organizadores e agradecemos a todos pela colaboração. É uma festa muito bonita que não é só da colônia japonesa, mas da população de Três Lagoas”, enfatizou o vereador Celso Yamaguti, que também ajudou na realização da festa, trabalhando em uma das barracas.

A prefeita Simone Tebet destacou a dedicação e trabalho do povo japonês, que também contribuíram com a história da cidade. “Esta é uma festa muito tradicional, que faz parte da cultura de Três Lagoas, assim como faz parte da cultura da nossa terra o trabalho árduo de todo o povo japonês”, frisou a chefe do Executivo Municipal.

Atualmente, a Associação Nipo-Brasileira de Três Lagoas reúne 70 associados e 120 famílias. A festa do Bon Odori, além da confraternização entre nipônicos e brasileiros, tem o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção da entidade.

Para participantes do Bon Odori, a festa valoriza costumes antigos e importantes para o povo japonês. As amigas Yoko Igarashi, de 74 anos e Kimiya Matsumoto Imaí, de 78 anos, moram em Araçatuba (SP) e sempre prestigiam a festa em Três Lagoas. “A gente vem todos os anos é uma festa muito bonita, muito colorida. A gente dança”, comentaram as amigas que estavam vestidas com quimonos e pinturas típicas japonesas.

A festividade em Três Lagoas atrai associações nipo-brasileiras de municípios vizinhos, sobretudo, do estado de São Paulo, entre eles: Araçatuba, Aliança, Mirandópolis, Andradina, Guararapes, Formosa e Fátima do Sul.

19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31