CSS based drop-down menu
 

 
 
 
Notícia:
 
 
Vereadores acompanham inauguração da nova linha de produção da Brascopper
 


>>24/06/2009

Os vereadores Celso Yamaguti (DEM), Jorge Martinho (PMDB) e Idevaldo Claudino (PT) participaram, nesta quarta-feira (24), da solenidade de inauguração da nova linha de produção da Brascopper, indústria de condutores elétricos instalada em Três Lagoas desde 2004. A operação da planta de fabricação de fios de cobre para telefonia vai gerar a abertura de 30 novos postos de trabalho e proporcionar que, da unidade de Três Lagoas, saia uma inovação tecnológica de nível nacional: a fabricação de cabos antifurto, produto que está em desenvolvimento e que deve chegar ao mercado em seis meses.

Além dos vereadores, a solenidade contou com a participação da prefeita Simone Tebet, da vice-prefeita Márcia Moura, de secretários municipais, de representants das operadoras de telefonia, Carlos Eduardo Laurence e Cleder Corral, diretores da Brascopper, e do engenheiro de telecomunicações Júlio César Fonseca, representando a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Os convidados foram recepcionados com um café da manhã, assistiram a um vídeo institucional e, em grupos, visitaram a planta destinada aos cabos de telecomunicação, onde puderam acompanhar todas as etapas de produção, incluindo o laboratório de controle da qualidade.

Ao falar em nome da Brascopper, o engenheiro elétrico Cléder Corral agradeceu a receptividade que a empresa teve em Três Lagoas. "As administrações municipal e estadual acreditaram em nossos sonhos e nos recepcionaram com muito carinho", afirmou.

O representante da Anatel, Júlio César Fonseca, destacou a parceria da Brascopper com o mercado e parabenizou a empresa por ter 40% do quadro de operários formado por mulheres e por ser uma parceira no desenvolvimento do setor, sobretudo por buscar qualidade na produção, de modo a atender as especificações e oferecer serviços adequados e justos para a população.

O vereador Celso Yamaguti falou em nome do Poder Legislativo e também parabenizou o crescimento da indústria. "Mesmo neste época de crise os investimentos estão vindo, o que demonstra a credibilidade passada pela administração. Nós, vereadores também somos parceiros, ao recebermos os projetos de Executivo e aprovarmos", frisou.

A prefeita Simone Tebet classificou os vereadores como dez guerreiros que a auxiliam na administração do município, o que, segundo ela, tem proporcionado a concretização do processo de industrialização e, em conseqüência, a geração de empregos e riquezas para a cidade. "Hoje, temos 7 mil trabalhadores nas indústrias de Três Lagoas, o que equivale a 30% das nossas famílias. E não existe maior orgulho para um governante do que dar a dignidade do emprego ao seu povo e ver que ele ganha o seu pão, pelo suor do seu trabalho", disse.

 

Pioneirismo

A Brascooper já produz 350 toneladas/mês de condutores elétricos de alumínio de baixa tensão e 550 toneladas/mês de condutores elétricos de cobre. A nova linha inaugurada terá capacidade para fabricar 350 toneladas/mês de condutores para transmissão telefônica e de dados. A projeção é que, em outubro, também passe a produzir cabos de alumínio de média tensão.

Além destas ampliações na produção de condutores tradicionalmente utilizados para energia elétrica e telefonia, a planta da Brascopper de Três Lagoas é responsável pelo desenvolvimento de uma nova tecnologia que deverá frear o roubo de cabos, um dos maiores empecilhos para o pleno funcionamento do sistema telefônico no país. Os cabos de aço cobreado, chamados pela empresa de cabos antifurtos, já estão em fase de certificação pela Anatel e deverão ser testedos nas áreas de cobertura das operadoras Oi e Telefônica, devendo ser liberados para comercialização em seis meses, garantiu o diretor da Anatel, Júlio César Fonseca. De acordo com ele, os cabos antifurtos deverão inibir um comércio ilegal que provoca prejuízos da ordem de R$ 50 milhões por ano, somente em São Paulo, ultrapassando os R$ 100 milhões no país.

A tecnologia é inédita no mundo e vem sendo completamente desenvolvida por engenheiros brasileiros. Segundo os projetistas, no processo de fusão, o aço se mistura com o cobre, impossibilitando a separação para comercialização do cobre, produto visado pelos assaltantes.

"As características técnicas têm a mesma eficiência dos cabos de cobre", afirmou Fonseca. Além da economia com a diminuição dos roubos de condutores, os técnicos ressaltam que a inibição aos furtos significa menos interrupções para o sistema e, portanto, menos prejuízos para todos os usuários.

Fonseca informou ainda que a Anatel fará recomendação do produto para a International Telecommunication Union (ITU-T), organismo internacional  responsável por coordenar padronizações relacionadas a telecomunicações.

 

 

 

                                                                                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 
 
24/06/2025 10:41
18/06/2025 11:52
17/06/2025 10:44
16/06/2025 20:58
14/06/2025 11:00