Governador entrega pavimentação da MS-320 ao lado de vereadores

>>06/07/2009

Os vereadores Jorginho do Gás, Celso Yamaguti, Marisa Rocha e Fernando Milan acompanharam a prefeita Simone Tebet, o senador Valter Pereira, o deputado Akira Otsubo e outras autoridades na inauguração de trecho pavimentado na MS-320, obra entregue pelo governador André Puccinelli, na tarde de sábado (4).
Foram asfaltados quatro quilômetros e meio e restaurados 12 quilômetros da rodovia, também conhecida como estrada do Campo Triste. O trecho estava bastante deteriorado, dificultando o tráfego de estudantes e produtores na região. “O governador nunca chega em Três Lagoas de mãos vazias”, afirmou a prefeita Simone, ao agradecer pela obra inaugurada.
O deputado Akira Otsubo lembrou que a rodovia estava intransitável e o senador Valter Pereira disse que a severidade do governo do estado tem permitido a realização das obras, apesar da crise econômica. A pavimentação, recuperação e sinalização do trecho custaram R$ 6 milhões.
Já o presidente do Sindicato Rural, Domingos Martins, afirmou que a obra representa uma ínfima parte do retorno que poderia ser dado, devido ao recolhimento do Fundersul, imposto cobrado dos ruralistas há quase dez anos e que somente agora começa a ser aplicado em benefício da classe.

Reivindicação
Os ruralistas aproveitaram a presença do governador para também fazer reivindicações. Após ser recebida no aeroporto, a comitiva oficial seguiu para o entroncamento da BR-158 com a MS-320, onde dezenas de produtores rurais do município e região o aguardavam com faixas reivindicando também o asfaltamento da MS-122, rodovia que liga Três Lagoas a Inocência. Já na porta do aeroporto, os ruralistas começaram a colher assinaturas para um abaixo-assinado fazendo o mesmo pedido.
“Esta rodovia foi aberta no enxadão, em 1930, e até hoje nada se fez por ela. Eu perdi meu pai e dois cunhados porque não havia condições de transporte das fazendas para a cidade”, revelou emocionado o presidente do Sindicato Rural, Domingos Martins.
O governador explicou aos ruralistas que o projeto de pavimentação da rodovia está incluído em um pacote cujo financiamento vem sendo discutido com o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird). O pedido de empréstimo é da ordem de R$ 450 milhões para aplicação em estradas estaduais.
Segundo Puccinelli, o governo do estado vem fazendo economias e, caso o financiamento não seja aprovado, fará aplicação de recursos próprios para asfaltar a MS-112, cujo projeto estima investimentos de R$ 95 milhões.
“Se, por alguma catástrofe, o empréstimo não for liberado, faremos com recurso próprios que está em caixa”, afirmou. A obra está prevista para ser feita em dois trechos: de Três Lagoas ao distrito de São Pedro, e de São Pedro a Inocência. “Tá perto de acontecer”, garantiu o governador
De acordo com os produtores, ao longo dos 114 quilômetros que atende os municípios de Selvíria, Inocência e Três Lagoas, estão mais de 200 propriedades rurais e a reivindicação para a pavimentação já passou por quatro administrações estaduais.
Além dos proprietários rurais, participaram do evento os prefeitos de Selvíria, José Dodô da Rocha, e de Inocência, Antonio Ângelo, assim como vereadores dos dois municípios.

Faixas
Ao sair do aeroporto, o governador André Puccinelli se deparou com inúmeras faixas pleiteando a pavimentação da MS-112. Porém, uma outra chamou a atenção: integrantes do PMDB de Andradina agradeciam ao governador pelos incentivos dados à industrialização de Três Lagoas, o que teria motivado também o desenvolvimento e o crescimento na cidade paulista.

05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00